Passar para o Conteúdo Principal Top

covid-19_icon_300px-02

Logótipo

municipio

Lethes art Ponte de Lima 2018: mostra internacional de arte contemporânea: cartografia de culturas

Lethes art 1 1024 2500
01 Julho 2018

PATIM, Isabel; DANTAS, José Velho (coord.) – Lethes art Ponte de Lima 2018: mostra internacional de arte contemporânea: cartografia de culturas = Lethes art Ponte de Lima 2018: international contemporary art exhibition: cartography of cultures. Ponte de Lima: Município de Ponte de Lima, 2018. 260 p. ISBN 978-972-8846-72-5.

  • Preço: €15,00 (inclui o valor da taxa de IVA legal em vigor)
  • Como encomendar: contacte-nos através do e-mail: arquivo@cm-pontedelima.pt

Apresentação

Neste pórtico de entrada ao Catálogo que os caros leitores têm agora em mãos, permitam-me ressalvar a importância cultural que esta iniciativa assume para a vila de Ponte de Lima.

Seguindo um rumo traçado já no passado, o projeto Lethes Art é uma forma de divulgar, expondo-os e registando-os em livro, trabalhos artísticos que traduzem o pensamento e as novas correntes da arte contemporânea. Fá-lo de um modo em que saem valorizados não apenas os artistas e as suas obras mas também os edifícios históricos e espaços museológicos que no nosso Centro Histórico já quase milenar vão servir de cenário a esta mostra de arte. Esta Cartografia de Culturas - tal é o tema a que se consagra a edição deste ano -traduz o caracter ecuménico deste louvável evento cultural que contribui para trazer a Ponte de Lima visitantes dos quatro cantos do mundo mas que acaba também, num movimento inverso, por transportar a fama da nossa histórica vila para o espaço além-fronteiras.

Ponte de Lima, terra que se apoia na sua tradição e no seu legado ancestral, acompanha o movimento da modernidade. Num momento em que se vive, mais do que nunca, numa Aldeia Global, - para utilizar a expressão posta a circular já há décadas pelo historiador Marshall Macluhan, ao abordar a evolução dos meios de comunicação social - é mais que legítimo apoiar estes certames culturais que põem em contacto diferentes mentalidades, múltiplos modos de ver e sentir, que contam com a participação de artistas oriundos de geografias tão díspares e que recorrem também a diferentes suportes e matérias para se exprimir.

Sabedor da excelência deste projeto, só me resta saudar e felicitar todos os que o vão tornando possível, desde os artistas, que criam, à curadora da exposição, Professora Isabel Patim, e Equipa de Técnicos do Município, que organizam, até aos visitantes, que aderem. Todos-têm sido igualmente testemunhas desta aposta que o Município de Ponte de Lima faz sua.

Victor Mendes

Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima