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III Encontro de Música Medieval de Ponte de Lima

Cultura
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16 a 20 Dez
Adicionar a calendário 2019-12-16 21:00:00 2019-12-20 23:30:00 Europe/Lisbon III Encontro de Música Medieval de Ponte de Lima Teatro Diogo Bernardes

III Encontro de Música Medieval de Ponte de Lima
"Caminho Português de Santiago"

16-20 de dezembro de 2019 – Residência Artística

20 de dezembro de 2019 – 22h00 – Igreja Matriz de Ponte de Lima / Concerto de Natal | O Drama Litúrgico de Daniel

O III Encontro de Música Medieval de Ponte de Lima "Caminho Português de Santiago" é um projeto artístico pioneiro em Portugal, que procura impulsionar o tecido artístico nacional em parceria com o tecido artístico transnacional, através da criação de um Encontro Anual para o trabalho de reconstrução musical do repertório medieval. Tem como duplo objectivo, a dinamização do património intangível constituído pelas fontes musicais e do património românico, que é o cenário da formosa Igreja Matriz de Ponte de Lima.

Depois do sucesso da 1.ª e 2.ª edições, que viram nascer o Ensemble “Na Rota do Peregrino”, o III Encontro de Música Medieval de Ponte de Lima “Caminho Português de Santiago” reunirá 10 músicos profissionais de Portugal, Espanha e Eslovénia, estreando uma nova interpretação do drama litúrgico “Ludus Danielis”, do século XIII. A residência artística de criação terá lugar entre 16 e 20 de Dezembro de 2019, no Teatro Diogo Bernardes e o resultado será um concerto único, dia 20 de Dezembro pelas 22h00, na medieval Igreja Matriz de Ponte de Lima, para celebrar o período da Natividade.

O III Encontro de Música Medieval de Ponte de Lima "Caminho Português de Santiago" é um projeto sob direção artística de Maurício Molina (City University of New York) e direção geral de Daniela Tomaz (Ensemble Med), promovido pel’O Corvo e a Raposa Associação Cultural, em parceria com o Município de Ponte de Lima, o Teatro Diogo Bernardes e o Conselho Paroquial para os Assuntos Económicos e com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte.

Programa
Ludus Danielis - o Drama Litúrgico de Daniel (Séc. XIII)

O Ludus Danielis é um drama litúrgico de princípios do século XIII baseado no livro bíblico de Daniel. A obra, compilada em latim por estudiosos da Catedral de Beauvais, para ser interpretada dentro da igreja durante a época de Natal, está escrita principalmente em versos com melodias para solistas, grupos de cantores e coro.

Ainda que Ludus Danielis esteja pensado para ser interpretado dentro da igreja, a obra possui uma construção poética elaborada, com corais festivos, que nos remetem ao mundo da ópera, sendo mesmo considerada a ópera mais antiga da História.

Neste programa, o Ensemble Na Rota de Peregrino apresenta a primeira parte de Ludus Danielis (Daniel na corte de Baltazar), com cantores solistas e pequeno coro, acompanhada por instrumentos musicais medievais (viela, cítola, instrumento, flauta transversal, flauta e tamborim, gaita de foles, harpa, sinos e percussões).

A interpretação musical e a sua encenação baseiam-se no estudo do contexto original, na notificação musical do manuscrito, nas convenções interpretativas da época e nas indicações incluídas no texto sobre o uso dramático do espaço dentro da igreja.

Ludus Danielis apresenta-se no idioma original em latim, com a pronúncia histórica (latim-francês do século XIII). A introdução de diferentes seções da obra será realizada em português, assim como se incluirá um texto escrito incluído no programa, onde se resumirá a ação e o texto poético das diferentes peças.

Entradas gratuitas
Maiores de 6 anos

Na Rota do Peregrino Ensemble:

Mauricio Molina: Diretor artístico / percussão
Daniela Tomaz: Direção geral, flauta traversa e percussão
Jasmina Črnčič: Mezzo soprano / Rainha, Satrapae, Príncipe
Virginia Gonzalo: Soprano / Sábio, Príncipe / Harpa medieval
Jorge Luís Castro: Barítono / Rei Balthasar
Enrique Morales: Tenor / Daniel, Príncipe / Cítola
Thiago Cruvinel: Tenor / Sábio, Príncipe
Raúl Lacilla Crespo: Gaita medieval, flauta e tamborim, frestel
Anja Kolarič: Fídula
Carme Juncadella: Organetto

MAURÍCIO MOLINA | Direção artística e percussão medieval

Maurício Molina é um musicólogo e intérprete dedicado à reconstrução e interpretação da música dos séculos XI, XII e XIII. É Mestre em Interpretação Histórica de Mannes College of Music (New York) e Doutorado em Musicologia Histórica na City University of New York Graduate Center. É professor convidado no Centre International de Musiques Médiévales – Université Paul Valéry de Montpellier e professor de Cultura Medieval Islâmica e Antropologia Musical e Iconografia Medieval no consórcio universitário norte-americano IES Abroad Barcelona. Em 2010 publicou “Frame Drum in the Medieval Iberian Peninsula” (Reichenberger), livro que foi galardoado com o prémio Nicholas Besseraboff da American Musical Instrument Society como o mais distinto em organologia de 2010. O seu próximo livro “La canción monofónica secular y religiosa en el Occidente medieval (850-1200)” será publicado pela editorial Dairea em 2018. Maurício é também diretor dos grupos de música medieval Magister Petrus, Ars Memorie e do Curso Internacional de Interpretación de Música Medieval de Besalú (Catalunha).

DANIELA TOMAZ | Direção geral, flautas e percussão medieval

Inicia os seus estudos musicais em 1990 no Conservatório Regional de Gaia, estudando com Pedro Castro, Pedro Couto Soares e Pedro Sousa Silva. Em 2008 prossegue com os estudos musicais no Departamento de Música Antiga da Hogeschool voor de Kunsten Utrecht (HKU), Países Baixos, sob orientação de Heiko ter Schegget em Flauta de Bisel e Wilbert Hazelzet em Traverso, graduando-se em Abril de 2012 Cum Laude. É Diretora do Ensemble Med, um laboratório de performance de música medieval Europeia, com quem participou em diversos festivais de música dos Países Baixos e Portugal, destacando o Festival Percursos da Música, em Julho de 2017. Dirige o projeto Raízes e Revolução, que estreou em Tbilisi e Poti (Geórgia) e participa também noutros Ensembles, nomeadamente Rosa Gallica (FR), Capella Duriensis (PT), Ensemble Ditirambo (MX), com concertos em Portugal, França, Países Baixos, e México. É também licenciada em Arquitectura pela Universidade do Porto desde 2005, tendo escrito a sua tese final “Arquitectura e Acústica: o Espaço Sinestético”, da qual obteve 19 valores. É consultora da Association Européenne des Conservatoires (Utrecht/Bruxelas) desde 2011 e do Município de Famalicão desde Julho de 2018. Foi Diretora Artística na Academia de Música de Lagos de 2012 a Março 2018. Membro fundador do Corvo e a Raposa Associação Cultural.

Local:
Teatro Diogo Bernardes
Preço:

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