Defesa da Floresta Contra Incêndios | Pontos de Aterragem – Labruja – Ponte de Lima

Proteção Civil
18 Setembro 2020

Considerando o elevado número de Peregrinos que normalmente percorre o Caminho de Santiago, atravessando no concelho de Ponte de Lima uma extensa área florestal, foi considerada a necessidade de criar estratégias preventivas para fazer face às situações de perigo, nomeadamente os incêndios florestais.

Neste sentido, o Município de Ponte de Lima em colaboração com a Junta de Freguesia da Labruja, como Entidade gestora da extensa área florestal da freguesia, procedeu à criação de dois pontos de aterragem para helicópteros.

Estes locais poderão ser utilizados em caso de necessidade de evacuação ou socorro de peregrinos assim como para as brigadas helitransportadas, possibilitando desta forma uma primeira intervenção mais rápida. Estas infraestruturas, não impedem que os Peregrinos cumpram as normas de segurança adequadas à atividade, especialmente quando circulam sozinhos e que tenham especial atenção nos dias de risco de incêndio elevado.

posto_aterragem_heli_labruja
posto_aterragem_heli_labruja_2