Executivo Municipal de Ponte de Lima Visita a Construção do Cemitério de Refoios do Lima – 2.ª fase

Autarquia
14 Setembro 2020

Inserindo-se na estratégia política de desenvolvimento sustentável de apoio às juntas de freguesia, o Executivo Municipal visitou as obras do cemitério de Refoios do Lima – 2.ª fase.

Trata-se de uma obra coordenada pela junta de freguesia, sendo suportada financeiramente na totalidade pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, num investimento de 320.000€.

Com uma área de 7.000 m2, e com uma capacidade de 350 campas, o novo cemitério de Refoios, está a ser construído em terrenos situados no lugar do Mosteiro, adaptando a sua topografia às exigências do equipamento a instalar, funcionando visualmente como área verde.

Para Gabriela Fernandes, Presidente da Junta de Refoios, a conclusão deste cemitério é urgente “estamos a viver momentos difíceis, pois o atual cemitério está no limite de espaço.” A autarca recorda que este projeto foi aprovado em 2013, “nós limitamo-nos a seguir o projeto, sendo necessário e urgente face às limitações do atual”.

Para além de responder às necessidades de um cemitério tradicional, o projeto privilegia os espaços verdes – no sentido do jardim funerário – em que o respetivo mobiliário se reduz ao mínimo indispensável.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, considera que se trata de “um investimento importante, justificável face à necessidade urgente de construir um cemitério, sendo uma infraestrutura com uma filosofia diferente do tradicional”. “Pretende-se que seja um espaço agradável para quem visita os seus entes queridos, e que dignifique um dos momentos mais delicados das nossas vidas”, disse o autarca.

Atualmente os trabalhos consistem essencialmente na pavimentação tanto no espaço interior como no exterior incluindo os seus acessos, prevendo-se que estejam concluídas dentro de 2 meses.

executivo_municipal_visita_construcao_refoios_1
executivo_municipal_visita_construcao_refoios_2