Inauguração da Obra de Requalificação do Largo da Lapa em Ponte de Lima

Autarquia
12 Agosto 2020

“O Largo da Lapa é um local único, aprazível e com um valor sentimental muito grande para os limianos”, disse o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, ontem, na inauguração oficial das obras de requalificação daquele largo emblemático.

Considerando que este espaço em pleno Centro Histórico não estava a ser usufruído pelos munícipes, devido à deterioração natural do tempo, a autarquia decidiu avançar com um projeto que permitiu tornar o espaço mais atrativo.

Inserindo-se na política de requalificação de espaços públicos que o Município tem vindo a realizar, a requalificação do Largo da Lapa “integrava a lista de objetivos deste mandato” revelou o autarca. Apesar das dificuldades inerentes que uma obra implica, “é primordial preservar e requalificar o nosso património” disse o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima.

Cofinanciada em 85% pelo FEDER, o investimento desta obra rondou os 440 mil euros mais Iva.

O local foi intervencionado a nível do ordenamento do estacionamento, servindo também de apoio à Igreja. O mobiliário urbano foi renovado, a iluminação pública substituída, os cabos de telecomunicações enterrados, e os passeios retificados.

Ao nível paisagístico, referência para o Jardim da Lapa elaborado pela equipa de jardineiros da Câmara Municipal, que o dotou de uma qualidade cénica única, sendo que a integração na paisagem é equilibrada e surge em continuidade com a sua envolvente.

Este tem a particularidade de se tratar de um jardim sustentável, conceito que implicou a utilização de vegetação com maior capacidade de adaptação às condições naturais, permitindo a gestão equilibrada dos recursos, nomeadamente pela reduzida necessidade de consumo de água.

O Largo da Lapa totalmente remodelado, transformou-se num local mais agradável, em espaço aberto, com mais luminosidade, tornando-se numa mais-valia para o Centro Histórico.

inauguracao_largo_da_lapa2
inauguracao_largo_da_lapa3