Secretário de Estado da Agricultura inaugura a 25ª Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais de Ponte de Lima 12 de junho / 18 horas - Expolima

11 Junho 2015

O Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, preside à inauguração oficial da 25ª Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais de Ponte de Lima, que se realiza amanhã, 12 de junho, às 18 horas, na Expolima.

Numa parceria estabelecida entre o Município de Ponte de Lima, a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima e a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima do Instituto Politécnico de Viana Castelo, o evento aposta novamente na promoção e divulgação do afamado vinho verde e dos melhores sabores regionais do concelho. Em simultâneo, em parceria com a Coopalima - Cooperativa Agrícola dos Agricultores do Vale do Lima, realiza-se o VII Concurso de Raça Frísia do Alto Minho, nos dias 13 e 14 de Junho às 14h00 e às 10h30, respetivamente.
No âmbito do programa Ponte de Lima - Destino Equestre Internacional, realiza-se nesta edição da Festa do Vinho Verde, o Campeonato Regional de Dressage, sábado e domingo, numa organização da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima.
Realce ainda para os Workshops agendados e que vão decorrer ao longo do evento, nomeadamente um workshop infantil intitulado "Smothies e Gelados", no sábado a partir das 15h30. O objetivo é ensinar crianças dos 6 aos 12 anos receitas práticas que estimulem o lado lúdico da culinária. Os mais pequenos podem participar gratuitamente neste workshop acompanhados por um adulto, recebendo no final, um certificado de participação.

Com o objetivo de divulgar a produção de caracóis no concelho, segue-se às 17h30 o Show Cooking "Caracóis" com o Chef Daniel Pinheiro.

O evento promove ainda a mostra de Produtos Regionais, organizando em paralelo com o 13º Concurso de Vinhos Verdes de Ponte de Lima, dirigido a produtores, garrafeiras, engarrafadores e distribuidores, ação que permite aos produtores obter condições especiais para apresentar os seus vinhos a segmentos de mercado estratégicos, traduzindo-se seguramente numa boa oportunidade de negócio. A Festa do Vinho Verde promove o VII Concurso de Leite-Creme e outros produtos endógenos, típicos do concelho, como os enchidos e fumados, que aliados à confeção tradicional, contribui para promoção dos sabores tradicionais.

No domingo, 14 de junho, último dia da Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais, realiza-se um festival de Folclore com os seguintes grupos: Grupo Cultural e Recreativo de Danças e Cantares de Ponte de Lima; Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Ponte de Lima - Lisboa; Asóciación Obradoiro Volandeira De Cambados - Espanha e o Grupo Folclórico de Cidacos - Oliveira de Azeméis.