31ª Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais 2023 – XIX Concurso de Vinhos Verdes

07 Junho 2023

A 31ª edição da Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais de Ponte de Lima irá realizar-se na Expolima durante os próximos dias 9, 10 e 11 de junho. A abertura oficial está agendada para as 18 horas de sexta-feira, 9 de junho.

A completar 31 edições, a Festa do Vinho Verde de Ponte de Lima, é considerada um evento de referência, mantendo aposta que a tem diferenciado, ao promover e divulgar o afamado vinho verde, um produto de excelência e uma alavanca para o desenvolvimento económico.

A par da atividade vitivinícola, que destaca uma produção de vinhos de excelência, este evento visa estimular o potencial turístico da região implementando a promoção do Turismo Enogastronómico, como um dos principais atrativos do mundo rural com grande expressão na economia local.

Numa organização do Município de Ponte de Lima em parceria com a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, e com a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, a presenta edição conta com 13 expositores gastronómicos, 23 produtores de vinho e 8 artesãos locais.

Pela primeira vez, o conceituado Concurso de Vinhos Verdes que se realiza no âmbito deste evento, aconteceu esta terça-feira. Já na sua XIX edição o Concurso de Vinhos Verdes de Ponte de Lima contou com a participação de 20 produtores de vinho, num total de 41 vinhos a concurso. O resultado e a entrega dos prémios decorreu durante um jantar-convívio com a presença de produtores, júri do concurso, entidades e Executivo Municipal, na Clara Penha – Casa dos Sabores.

Confira ao pormenor o resultado do XIX Concurso de Vinhos Verde de Ponte de Lima:

Categoria Vinho Verde da Casta Vinhão

1º Prémio – Categoria ouro para o vinho da marca “Aguião” de Simão Pedro de Vasconcelos Bacelar de Aguiã.

2º Prémio – Categoria prata para o vinho da marca “Quinta das Fontes Vinhão” de Encontro das Fontes - Sociedade de Agroturismo Lda.

Menção honrosa para o vinho da marca “Adega Ponte de Lima Vinhão” da Adega Cooperativa de Ponte de Lima.

Categoria Vinho Verde Branco

1º Prémio – Categoria ouro para o vinho da marca “Quinta das Pereirinhas Premium” de Quinta das Pereirinhas - Alvarinho de Monção e Melgaço, Lda.

2º Prémio – Categoria prata para o vinho da marca “Casa de Vilapouca Alvarinho” de Fernando Carvalho Teixeira.

Menção honrosa para o vinho da marca “Côto de Sant'ana” de Alvaianas, Lda.

Categoria Vinho Verde da Casta Loureiro

1º Prémio – Categoria ouro para o vinho da marca “Quinta das Fontes Loureiro” de Encontro das Fontes - Sociedade de Agroturismo, Lda.

2º Prémio – Categoria prata para o vinho da marca “Caroça” de Joel Carvalho Sociedade Agrícola, Lda.

Menção honrosa para o vinho da marca “Adega Ponte da Barca Loureiro” de Barcos Wines - Adega Cooperativa Ponte da Barca e Arcos de Valdevez.

Visite a Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais de 9 a 11 de junho, participe nas provas e degustações, workshops e harmonizações.

Os concertos musicais com Carolina de Deus e a participação especial de António Zambujo, na noite de sexta-feira; no sábado, Joana Almeirante e Miguel Araújo. O dj Celsus completa as noites da Festa do Vinho Verde de Ponte de Lima.

concurso_de_vinhos_verdes_2023_1
concurso_de_vinhos_verdes_2023_2