Dom Duarte de Bragança em Ponte de Lima | Preside à Inauguração do Festival Internacional de Jardins 2023 – 25 de maio 2023

23 Maio 2023

S.A.R., o Senhor Dom Duarte de Bragança é o convidado de honra para a inauguração do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima 2023, agendado para o próximo dia 25 de maio, às 17 horas.

O Chefe da Casa Real Portuguesa vem até Ponte de Lima para participar na cerimónia do prémio Gonçalo Ribeiro Telles, que este ano se realiza na Vila Mais Antiga de Portugal, também na próxima quinta-feira, às 15 horas, no auditório dos Paços do Concelho.

O Prémio Gonçalo Ribeiro Telles para o Ambiente e Paisagem é uma iniciativa conjunta da Associação Portuguesa de Arquitetos Paisagistas, Ordem dos Engenheiros, Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Évora, Câmara Municipal de Lisboa e Causa Real. A atribuição do prémio realiza-se no dia 25 de maio, dia da data de nascimento de Gonçalo Ribeiro Telles.

Neste dia Ponte de Lima promove o Encontro Nacional de Turismo de Habitação, evento que assinala os 40 anos da TURIHAB - Associação do Turismo de Habitação, fundada em Ponte de Lima em 1983.

O encontro que se realiza no Palacete Villa Moraes, entre as 9h30 e as 12h30, conta com presença de Dom Duarte de Bragança. Para além de assinalar a efeméride da fundação da TURIHAB, o Encontro pretende analisar a qualificação da nossa oferta turística, reforçar o interesse pelo nosso património, procurando realçar a importância que diversos conjuntos arquitetónicos tiveram na história e na paisagem das nossas regiões.

O périplo de Dom Duarte de Bragança por terras limianas culmina com a abertura oficial do Festival Internacional de Jardins, a partir das 17 horas. Esta 18ª edição, sob o tema “Jardins Saudáveis”, conta com a participação de projetos oriundos de países como Polónia, Áustria, Alemanha, Espanha, Brasil, Macau (China), Argentina, França, República Checa, Suécia e Portugal, e do jardim mais votado do ano passado, “Jardim da Reflexão”, que resultou de uma parceria entre autores do Brasil e Espanha.

Por sua vez a 8.ª edição, do Jardim Escolinhas, conta com 11 jardins dos quatro agrupamentos de escolas do concelho (CE de Freixo, CE de Gandra, CE da Facha, JI de Cepões, EB 2,3 António Feijó e EB1 de Ponte de Lima), e do jardim mais votado do ano passado, “Que pegada queres deixar no Mundo?", da autoria da turma P3B da Escola Básica de Ponte de Lima.