Município de Ponte de Lima recebe Arcos de Valdevez para partilha de experiências sobre promoção da igualdade e não discriminação

Ação Social
24 Abril 2023

No âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação de Ponte de Lima - PMIND (https://www.cm-pontedelima.pt/pages/1632), o Município de Ponte de Lima recebeu na passada sexta-feira, a equipa do Município de Arcos de Valdevez para partilhar experiências na promoção de ações que combatem a discriminação e promovem a igualdade de género.

O encontro teve como principais objetivos a troca de experiências sobre o desenvolvimento e implementação dos Planos para a Igualdade; e a identificação de aprendizagens para implementar pelos municípios envolvidos, no futuro.

A sessão de partilha envolveu os principais stakeholders que participaram no desenvolvimento do PMIND de Ponte de Lima - a Equipa para a Igualdade na Vida Local (EIVL), incluindo pelo Conselheiro Interno para a Igualdade, Dr. Paulo Sousa, Vice-Presidente do Município de Ponte de Lima; a Conselheira Externa para a Igualdade, Prof. Ana Catarina Lima, Coordenadora do Núcleo de Ponte de Lima da Universidade Aberta; elementos da equipa técnica do Município e várias entidades externas, como o GAF – Gabinete de Apoio à Família e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Ponte de Lima, entre outras.

Por parte do Município de Arcos de Valdevez, estiveram presentes quatro elementos da EIVL deste Município, incluindo a Vereadora do pelouro de Ação Social, Dra. Belmira Reis e a Conselheira Interna para a Igualdade (Dra. Isabel Afonso).

As equipas dos dois municípios partilharam as suas perspetivas sobre os aspetos com mais sucesso na conceção e na implementação dos respetivos PMINDs, assim como as áreas mais desafiantes. A discussão focou-se especialmente em quatro domínios, nos quais foram apuradas várias aprendizagens para o futuro:

• A integração da perspetiva de género na recolha de dados, que permitirá avaliar melhor o impacto das medidas implementadas;

• A promoção da igualdade de género e não discriminação na cultura, nomeadamente através do convite a artistas que trabalhem estes temas;

• A possibilidade de influenciar as entidades do concelho a integrarem a perspetiva de género através da sua capacitação e alteração dos protocolos de apoio;

• A importância da organização do trabalho em rede, que se pode materializar em medidas específicas como a criação e animação de grupos de trabalho.

A partilha foi considerada muito rica por todas as partes envolvidas.

O primeiro ano de implementação do PMIND de Ponte de Lima termina em junho de 2023, estando prevista a publicação de um relatório da execução de junho 2022 a abril 2023.