Ponte de Lima consolida a marca AGROLIMIANO

23 Março 2023

Decorreu este fim de semana a Feira 100% Agrolimiano que enalteceu a excelência do mundo rural de Ponte de Lima. O evento que contou com a participação de mais de 30 produtores do setor agroalimentar do concelho consolida a marca Agrolimiano.

A Feira 100% Agrolimiano, que foi interrompida pelo confinamento provocado pela pandemia, regressou em força, mantendo o principal objetivo de alavancar a economia rural de Ponte de Lima.

Decorrente da pandemia, a autarquia limiana assegurou que os produtores locais possam promover e manter os seus produtos disponíveis para o consumidor, durante todo o ano e 24 horas por dia, através da plataforma digital https://mercadoagrolimiano.pt, permitindo-lhes obter soluções que asseguram as vendas para todo o país e para alguns países europeus.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Vasco Ferraz realçou a importância deste projeto que “divulga e promove o que de melhor se produz no setor agroalimentar, sendo esta uma das áreas que mais se tem desenvolvido nos últimos anos.”

Segundo o autarca, o Município “continuará a apostar fortemente numa estratégia de desenvolvimento rural para o concelho que passa pela visão integrada do ordenamento do território, das políticas setoriais e dos investimentos transversais que visem no seu essencial a diversificação da economia, a criação de emprego e o aumento da atratividade dos espaços rurais. Este tipo de iniciativas, como a que estamos a promover, visa fomentar o contato direto entre o produtor e o consumidor, contribuindo para o escoamento da produção local, a preservação dos produtos e especialidades locais, a diminuição do desperdício alimentar, a melhoria da dieta alimentar através do acesso a produtos da época, frescos e de qualidade, bem como incentivar a confiança entre produtor e consumidor.”

A Feira 100% Agrolimiano recebeu a visita do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Eng.º Gonçalo Rodrigues, que destacou o papel do projeto Agrolimiano, “desenvolveu-se de forma coesa e sustentável”. O responsável pela Agricultura e Alimentação considerou ainda que a “nossa cultura está na nossa agricultura familiar que tem que dar o salto para uma riqueza local, e que dinamiza a nossa economia. A Feira 100% Agrolimiano é fundamental para uma região que quer mostrar o que melhor produz”, sustentou o Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação.

A Feira 100% Agrolimiano contou ainda com outros momentos de destaque, nomeadamente a sessão de informação sobre a implementação do Selo Equestre, do projeto Vilas e Aldeias Equestres entre Arga e Lima e o workshop de Apresentação de Cavalos em Eventos Equestres, enquadrando-se na temática dos eventos equestres que o Municipio de Ponte de Lima promove todo o ano. Esta ação, promovida em parceria com a Associação de Criadores de Equinos de Raça Garrana, contou com mais de 50 participantes, demonstrando a importância deste setor para o Desenvolvimento Rural da Região.

Referência também para o Concurso Regional de bovinos de Raça Frísia, com 52 animais inscritos, provenientes de 6 explorações leiteiras do Alto Minho. Decorreu durante a tarde de domingo, sendo a mais premiada e grande vencedora a exploração limiana Sociedade Agropecuária Vilas Boas & Pereira, Lda. de Poiares, ficando também premiadas as explorações Sociedade Agrícola Balazeiro do Sobrado, Lda. de Rio Mau, Vila do Conde e a Encanto Natural, Agropecuária Lda., de Poiares, Ponte de Lima.

ponte_de_lima_consolida_a_marca_agrolimiano_1
ponte_de_lima_consolida_a_marca_agrolimiano_2