Secretário de Estado da Juventude e Desporto Inaugura o Campo Municipal de Freixo

Autarquia
02 Junho 2021

O Município de Ponte de Lima tem um novo equipamento desportivo municipal. Foi inaugurado no passado sábado, pelo Secretário de Estado da Juventude e Desporto, o Campo Municipal de Freixo.

O novo Campo Municipal, situado nas proximidades do Centro Educativo de Freixo e das Piscinas Municipais, inclui um campo de futebol com um terreno de jogo de 100,00m×60,00m (6.000,00m²), inserido numa área de relvado sintético de 6.850,00m², com área de reserva periférica regulamentar de segurança, 2.50m na lateral e 3.00m nos topos das balizas, com balneários, bancadas, bilheteira, bar e gabinetes técnico, médico e sala para reuniões.

Este novo equipamento desportivo municipal representa um investimento de 1,2 milhões de euros do orçamento municipal, disse o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima. Victor Mendes considera que este novo campo desportivo “enquadra-se na nossa política de desenvolvimento desportivo, que privilegia a criação de equipamentos desportivos pelo concelho, de preferência junto dos Centro Educativos para utilização de toda a comunidade escolar.” O autarca deixou ainda um desejo que esta infraestrutura desportiva “inspire e reative o Grupo Desportivo de Freixo, para que aqui dezenas de crianças e jovens pratiquem desporto”.

Hilário Sotero Dantas, Presidente da junta de freguesia de Ardegão, Freixo e Mato, agradeceu à Câmara Municipal, “que sem este apoio da autarquia não conseguiríamos alcançar este feito, uma obra que nos orgulha a todos”, disse o Presidente da Junta de freguesia de Ardegão, Freixo e Mato.

Ao abrigo de um protocolo estabelecido com a Freguesia de Ardegão, Freixo e Mato, esta ficará responsável pela gestão deste novo equipamento, que servirá as associações existentes, bem como o Agrupamento de Escolas de Freixo e toda a comunidade, procurando que o maior número possível de pessoas possa ter acesso a este espaço desportivo.

O Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo reforçou a união e as parcerias que tornaram possível este projeto, considerando que o “desporto pode ser verdadeiramente estruturante na formação de cada individuo. O desporto ensina-nos a jogar em equipa, ensina-nos a perder, aceitar as frustrações e ensina-nos a sermos solidários”.

O governante salientou a aposta de Ponte de Lima, reconhecendo “Ponte de Lima como um concelho amigo do desporto, porque tem renovado, ampliado e edificado equipamentos desportivos.” O responsável pela pasta do desporto salientou a proximidade destes equipamentos às comunidades escolares, sendo uma mais-valia na aposta e no incentivo à prática desportiva em várias modalidades”.

inauguracao_campo_municipal_de_freixo_1
inauguracao_campo_municipal_de_freixo_2