Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

I Convenção Nacional do Património Histórico-cultural Ponte de Lima | Teatro Diogo Bernardes - 20 de maio – 14h30

Cultura
18 Maio 2015
Sendo Ponte de Lima - o Município que atualmente detém a Presidência da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico, irá acolher a I Convenção Nacional do Património Histórico-Cultural, no próximo dia 20 de maio, às 14h30 no Teatro ...
Sendo Ponte de Lima - o Município que atualmente detém a Presidência da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico, irá acolher a I Convenção Nacional do Património Histórico-Cultural, no próximo dia 20 de maio, às 14h30 no Teatro Diogo Bernardes.

Contribuir para a criação de um momento institucional próprio para a distinção de personalidades, com ação nacional e internacional relevante nesta área, bem como para uma oportunidade de reflexão mais abrangente sobre o significado holístico da salvaguarda do património na multiplicidade da sua vertente cultural, são os objetivos desta Convenção, organizada em parceria entre a Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico (APMCH) e o Município de Ponte de Lima.

Neste contexto, o programa de trabalhos conta com intervenções do arquitecto e investigador João Campos, coordenador do Centro de Estudos de Arquitectura Militar de Almeida (CEAMA) e consultor do ICOMOS para o património de origem portuguesa, bem como do professor e investigador Adriano Vasco Rodrigues, cuja ação científica e pedagógica se notabilizou, também, durante o tempo que dirigiu a Schola Europea em Bruxelas. Na mesma oportunidade, após sessões em Lisboa, em Lamego e em Alcanede, será apresentada publicamente a obra "Centro Históricos Portugueses" da autoria de José Miguel Noras, pelo historiador e Diretor do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS), professor Martinho Vicente Rodrigues.

Potencializando a realização em Ponte de Lima de uma reunião da Direção da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) será assinado um protocolo de colaboração e parceria entre as duas entidades, cujos objetivos, não obstante a diversidade das áreas temáticas, se complementam. Seguir-se-á entrega de Medalhas de Mérito Cultural e intervenção pública de Sua Excelência o Senhor Secretário de Estado da Cultura, Dr. Jorge Barreto Xavier.

A homenagem consagra a carreira do professor Adriano Vasco Rodrigues, diretor jubilado da Schola Europea, historiador, arqueólogo, especialista em arte africana, deputado, grande de divulgador e investigador da cultura e da história portuguesas no mundo. Na mesma oportunidade, será distinguido o Engenheiro Francisco Lopes, actual Presidente da Câmara Municipal de Lamego e Presidente da Assembleia Geral da APMCH. Enquanto autarca e anterior Presidente da Direção da APMCH tem pautado pela defesa dos valores culturais. Dedicado às causas da cultura e do património, tem colaborado empenhadamente nas ações desenvolvidas em prol do património regional, nomeadamente na cidade de Lamego, onde realizou e promoveu várias ações de reabilitação e valorização do património urbano, destacando-se, entre outras, a recuperação e abertura ao público do Castelo de Lamego, assim como a recuperação da sua cisterna, incluindo o projeto de instalação de um núcleo museológico. Entre outras concretizações, promoveu a abertura ao público e a dinamização do Teatro Ribeiro Conceição, e a criação e dinamização da Rede de Bibliotecas do concelho. Tem sido uma voz ativa e presente na defesa do papel fundamental "como activo estratégico" que os Centros Históricos podem e devem constituir.

Convite

Voltar
 
- <