“Ecovia do Loureiro” - Câmara Municipal de Ponte de Lima aprova Protocolo de Colaboração com a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes

09 Setembro 2015
Considerando as mais-valia das Ecovias existentes em Ponte de Lima, que encantam todos aqueles que as procuram para um passeio a pé ou em bicicleta e sendo Ponte de Lima terra de grandes tradições ligadas à vitivinicultura, a Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou na reunião realizada a 31 de agosto, a celebração de um protocolo de colaboração com a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, com vista à implementação da "Ecovia do Loureiro".

Este percurso pedestre será dinamizado através da utilização da ecovia que liga Ponte de Lima até à Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, numa distância de cerca de 4 Km.

A iniciativa lançada pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes em parceria com o Município de Ponte de Lima surgiu no âmbito de uma candidatura apresentada e aprovada ao Enoturismo Minho IN, cujos objetivos e ações visam a qualificação do produto enoturístico Rota dos Vinhos Verdes.

Cabe às duas entidades promoveram as ações de dinamização da respetiva "Ecovia do Loureiro", nomeadamente a colocação de sinalética ao longo do percurso.

Esta ação promocional permitirá reforçar a importância desta rota do Vinho Verde - único no mundo, com referência para a casta típica desta região, o afamado Loureiro.

A "Ecovia do Loureiro" vai estar em destaque nos renovados trilhos rurais de Ponte de Lima, na sua maior parte junto ao Rio Lima e na Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, onde descobrimos a beleza da paisagem deste concelho.