Gertrude Stein e Acompanhante, de Win Wells | Escola de Mulheres – 22 de novembro – 22h00 – Teatro Diogo Bernardes – Ponte de Lima

21 Novembro 2019

Na próxima sexta-feira, 22 de novembro, às 22h00, no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, a Escola de Mulheres apresenta o espectáculo de teatro Gertrude Stein e Acompanhante, de Win Wells, com Cucha Carvalheiro e Lucinda Loureiro, acompanhadas pelo pianista Nuno Vieira de Almeida, com Encenação, Dramaturgia e Versão Cénica de Fernanda Lapa.

Em cena, um diálogo improvável entre a escritora e poetisa americana Gertrude Stein, já falecida e a sua companheira de 36 anos de vida, Alice B. Toklas, que a convoca para dar opiniões sobre os seus assuntos preferidos: ela própria, a literatura, a pintura, as artes.

As duas personagens interpretam, várias vezes, outras personagens que com elas conviveram, como o irmão de Gertrude, Leo, Picasso, Mabel Dodge, entre outras.

A peça recua e avança desde o primeiro encontro entre ambas até às suas mortes.

Mais do que uma peça gay, como tem sido considerada, é um espectáculo sobre uma relação amorosa que nos apresenta personagens marcantes da cultura mundial.

A adaptação d’ A Escola de Mulheres tem tradução de Fernando Villas-Boas e música de Nuno Vieira de Almeida, que, em palco, ao piano, comenta a acção com peças musicais do período Modernista e de compositores que conviveram com as duas: Stein e Toklas.

AUTORIA Win Wells

TRADUÇÃO Fernando Villas-Boas

ENCENAÇÃO, DRAMATURGIA E VERSÃO CÉNICA Fernanda Lapa

ESPAÇO CÉNICO E FIGURINOS António Lagarto

INTERPRETAÇÃO Cucha Carvalheiro, Lucinda Loureiro e Nuno Vieira de Almeida (ao piano)

ASSISTÊNCIA DE ENCENAÇÃO Marta Lapa

DESENHO DE LUZ Paulo Santos

FOTOGRAFIA Margarida Dias

MESTRA DE GUARDA-ROUPA Aldina Jesus

ASSISTENTE DE ESPAÇO CÉNICO Jesús Manuel

DIRECÇÃO DE PRODUÇÃO Ruy Malheiro

CO-PRODUÇÃO Escola de Mulheres e São Luiz Teatro Municipal

Maiores de 12 anos.

Bilhetes à venda (5,00€) e mais informações no Teatro Diogo Bernardes, pelo telefone 258 900 414 ou pelo email teatrodb@cm-pontedelima.pt.