Município de Ponte de Lima Adjudica a Empreitada da segunda fase da Reabilitação do Centro Cívico de Fontão, pelo valor de 299.499,97€

Autarquia
04 Agosto 2020

No âmbito da política de reorganização urbanística que o Município de Ponte de Lima tem vindo a efetuar em zonas centrais das freguesias com espaços de cariz coletivo e social degradados ou urbanisticamente mal definidos, a autarquia aprovou na reunião de 27 de julho, adjudicação da segunda fase da “Reabilitação do Centro Cívico de Fontão”, pelo valor de 299.499,97€+IVA.

A empreitada incide no espaço compreendido entre a Rua de Nossa Senhora dos Remédios e o Largo de Fontão, pretendendo-se desta forma oferecer dignidade ao espaço.

A intervenção vai requalificar as vias e o entroncamento que servem esta área, prevendo a criação de passeios e baias de estacionamento, a eliminação das barreiras arquitetónicas, promovendo a acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada.

Ao nível paisagístico, serão criados espaços verdes de lazer com muros de contenção que servem como bancadas que promovem a permanência nestes espaços verdes, e que servem para harmonizar a concordância de cotas de diferentes acessos às várias casas ali existentes.

Será redefinido o entroncamento entras as duas vias existentes, no sentido de clarificar a circulação do trafego e num claro benefício do espaço público ampliando significativamente o passeio e os espaços verdes de lazer e permanência.

Esta intervenção traduz-se ainda no alargamento das vias, a substituição dos pavimentos existentes em betuminoso, a criação das baias de estacionamento em cubo de granito azul, na criação de passeios em lajedo de granito amarelo de Ponte de Lima e substituição das infraestruturas existentes, drenagem de águas pluviais, abastecimento de água, saneamento e infraestruturas elétricas, bem como a colocação de nova infraestrutura de iluminação pública.