Concertinas e Cantares ao Desafio de Ponte de Lima na final das 7 Maravilhas da Cultura Popular – Votações abertas até 16 de julho

01 Julho 2020

As Concertinas e os Cantares ao Desafio de Ponte de Lima estão na final das 7 Maravilhas da Cultura Popular, na categoria de Música e Danças.

As votações estão a decorrer, encontrando-se nesta fase 140 nomeados, sete por distrito e região autónoma, agora sujeitos à votação do público.

Presença assídua e habitual em todas as festas, as concertinas e os cantadores ao desafio ganham grande destaque nas Feiras Novas e tornaram-se num dos momentos mais populares, animados, participados e mediatizados. Eis porque, em 2017, na abertura das Feiras Novas, Ponte de Lima conseguiu reunir 897 tocadores de concertinas, entrando assim para o record do Guinness.

Em Ponte de Lima destaca-se o artista popular "Cachadinha" que, pela forma singular, castiça e brejeira de cantar, fez escola junto de várias gerações de cantadores ao desafio e consagrou-se um dos maiores emblemas da cultura popular de Portugal, considerado por todos como o Rei das Concertinas e dos Cantares ao Desafio.

No próximo dia 16 de julho, durante o programa transmitido em direto na RTP1, será dado a conhecer o vencedor do distrito de Viana do Castelo que passará às meias-finais.

Para levar às meias-finais as Concertinas e Cantares ao Desafio, vote 760 207 757.

Contamos com a participação e o envolvimento de todos os limianos para elevar a cultura popular de Ponte de Lima a uma das 7 maravilhas nacionais.