Qualificação e Valorização do caminho Português de Santiago de Compostela – Ponte de Lima

Autarquia
01 Junho 2020

O projeto de Qualificação e Valorização do Caminho Português de Santiago de Compostela foi apresentado publicamente, na Câmara Municipal de Ponte de Lima.

Recorde-se que a Autarquia Limiana viu aprovada a candidatura apresentada ao Norte2020, onde incluiu vários projetos de restauro e qualificação de espaços associados ao Caminho Português para Santiago de Compostela. O investimento, no valor total de 812.609,51€, tem uma taxa de comparticipação de 85%, o que equivale a 690.718.09€, garantindo a autarquia a restante verba, que ascende aos 121 891,42€.

Para este ano estão previstas cinco ações, encontrando-se já em fase de execução a requalificação do Caminho e Ponte do Arquinho. Prevê-se também o restauro integral, e abertura ao público, de uma das poucas capelas dedicada a Santiago de Compostela, outrora pertencente à Casa de Bragança e, antes desta, à Igreja Compostelana, em pleno Caminho de Santiago, na freguesia da Correlhã.

Acresce a esta capela a intervenção no atual Museu dos Terceiros, extinto convento franciscano do século XV, que teria uma das mais antigas hospedarias onde pernoitavam peregrinos. Durante 2021 estão programadas várias atividades de animação e promoção do Caminho, como são exemplo as work meetings, promovidas em parceria com a Associação dos Amigos do Caminho Português de Santiago, exposições e dinamizações alusivas ao tema.

Por último, foi integrada nesta candidatura a conservação e restauro da Capela-Abrigo do Anjo da Guarda, classificada como Monumento Nacional, de importância singular dado tratar-se de um exemplar medieval, de traça arquitetónica invulgar.

Requalificar e conservar monumentos de caráter relevantes, numa parte do troço do Caminho Português de Santiago, bem como dinamizar o itinerário cultural com ações de promoção no Museu dos Terceiros (extinto convento franciscano com hospedaria), e promover a proteção, certificação e divulgação do Caminho de Santiago, em parceria com a Associação dos Amigos do Caminho Português de Santiago, são os grandes objetivos desta ação.

Não escondendo a satisfação pela concretização e rapidez deste projeto, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima identificou-o como "um projeto muito importante para nós, estamos a valorizar o património que tem tido um papel significativo e inspirador para muitos que por cá passaram como peregrinos e acabaram por regressar e radicar –se em Ponte de Lima”.  O autarca considerou que Ponte de Lima, continua na linha da frente na valorização do património cultural, sendo este o maior investimento que estamos a efetuar ao nível do património cultural que é o Caminho de Santiago – no âmbito do turismo religioso e de natureza."

Este projeto inclui ações nas freguesias por onde passa o Caminho, neste sentido, o Presidente da Autarquia lembrou que "este é um trabalho de todos, município e juntas de freguesia, têm a responsabilidade de manter limpo e preservar o Caminho, utilizando materiais nobres para requalificar as vias públicas, como forma de valorização."

Por sua vez, o Presidente da Associação dos Amigos do Caminho Português de Santiago, Eng.º Francisco Calheiros revelou que a Câmara Municipal está de parabéns pelo "empreendedorismo e inovação na valorização do Caminho, e pela forma como se tem articulado com os municípios do norte, por onde passa o Caminho, no sentido de preservar e valorizar o Caminho Português de Santiago de Compostela."

O Município de Ponte de Lima, que integra os órgãos da Associação dos Amigos do Caminho Português de Santiago, tem apoiado várias iniciativas, entre elas a candidatura da Associação à Bolsa American Pilgrims on the Camino Association, reforçando agora o empenho na promoção do caminho de peregrinação, com ações estruturais, fundamentais para divulgar um dos itinerários culturais mais importantes do nosso país.