Concertinas e cantares ao desafio de Ponte de Lima na corrida às 7 Maravilhas da Cultura Popular

29 Maio 2020

O Município de Ponte de Lima candidatou as concertinas e cantares ao desafio de Ponte de Lima às 7 Maravilhas da Cultura Popular em Portugal, estando agora nomeados na categoria de Música e Danças.

Presença assídua e habitual em todas as festas, as concertinas e os cantadores ao desafio ganham grande destaque nas Feiras Novas e tornaram-se num dos momentos mais populares, animados, participados e mediatizados. Eis porque, em 2017, na abertura das Feiras Novas, Ponte de Lima conseguiu reunir 897 tocadores de concertinas, entrando assim para o record do Guinness.

Em Ponte de Lima destaca-se o artista popular “Cachadinha” que, pela forma singular, castiça e brejeira de cantar, fez escola junto de várias gerações de cantadores ao desafio e consagrou-se um dos maiores emblemas da cultura popular de Ponte de Lima, considerado por todos como o Rei das Concertinas e dos Cantares ao Desafio.

Contamos com a participação e o envolvimento de todos os limianos para elevar a cultura popular de Ponte de Lima a uma das 7 Maravilhas nacionais.

concertinas
concertinascantares