Águas do Alto Minho isenta comércio e empresas do pagamento de tarifas fixas até maio

Autarquia
26 Março 2020

A empresa Águas do Alto Minho e os sete municípios que a integram vão isentar as atividades empresariais e o comércio do pagamento das tarifas fixas, aplicáveis aos consumos realizados em março, abril e maio. “Esta medida visa sobretudo aliviar cerca de 10 000 empresas dos sete concelhos, assim como o comércio local e todas as atividades prestadoras de serviços, que têm sido afetadas pelas medidas de contenção do Covid-19, num apoio global estimado de 510 000 euros”, informou, em comunicado, a empresa que começou a funcionar em janeiro deste ano.

“Cientes da vulnerabilidade e da debilidade económica que está já a afetar as empresas do Alto Minho, na sequência da declaração de Estado de Emergência no combate à Pandemia do Covid-19, a empresa Águas do Alto Minho e os sete Municípios parceiros decidiram isentar as tarifas fixas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais para utilizadores não-domésticos com contadores até 25 mm. Além disso, os sete Municípios da parceria do Alto Minho decidiram, também, isentar, no mesmo regime, as tarifas fixas de resíduos sólidos”, acrescentou.

Donativo de 20 mil euros à ULSAM

A Águas do Alto Minho adiantou ainda que vai atribuir um donativo no valor de 20 mil euros para o apoio na aquisição de equipamento de proteção individual e/ou equipamentos hospitalares de suporte aos cuidados intensivos para a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, “dando sequência à política de responsabilidade social da empresa pública”.

A Águas do Alto Minho é a entidade responsável pela exploração e gestão do sistema de águas da região do Alto Minho, prestando os serviços de abastecimento e saneamento de águas residuais nos municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.