V Feira 100% Agrolimiano em Ponte de Lima – Superou as Expectativas

21 Fevereiro 2020

A 5ª edição da Feira 100% Agrolimiano decorreu no passado fim-de-semana, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Ponte de Lima, com o objetivo de promover e valorizar o que de melhor se produz no sector agroalimentar no concelho.

O certame contou com a visita do Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Eng.º Nuno Russo, que salientou a importância na promoção do setor agroalimentar “a iniciativa local é um contributo essencial para o desenvolvimento nacional, e a prova de que estão a fazer um bom trabalho, apostando num produto diferenciado e de qualidade, é a procura dos consumidores”.

Sobre a Feira 100% Agrolimiano revelou que “concorre para a manutenção dos sistemas de produção sustentados na valorização dos recursos endógenos e espelha exatamente o espírito que quero manter desperto na nossa agricultura: um espírito empreendedor, ambicioso, empenhado em valorizar os produtos de excelência que contam uma história local, de uma região e do nosso país”, sustentou o governante responsável pela pasta da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Esta quinta edição da Feira 100% Agrolimiano revelou-se um sucesso, atraindo para o concelho de Ponte de Lima uma grande quantidade de visitantes, de entre os quais profissionais do setor agroalimentar, distribuidores, empresários, e o público em geral, que agitaram o tecido empresarial da área, agindo não só como plataforma de divulgação e promoção da região, mas também como catalisador de potenciais investimentos.

Nas palavras do Presidente da Câmara Municipal, Eng.º Victor Mendes, “esta feira dignifica o mundo rural e todos aqueles que trabalham nesta área. Ruralidade é Modernidade” disse o autarca, que destacou também o trabalho dos jovens empresários como “um exemplo que ajudam a alavancar a economia local através de uma estratégia que apoiam a promoção do desenvolvimento rural e territorial”.

Assim, foi cumprido o objetivo principal deste evento, satisfazendo as espectativas dos participantes e curiosos. Este conceito tem-se revelado, ao longo dos anos, útil, principalmente para os pequenos produtores e “startups”, fazendo jus à excelência do mundo rural limiano.

A principal atração desta Feira são os produtos endógenos do concelho, dos quais se destacam o mel, a sidra, o vinho verde, os enchidos e os fumados, as frutas e hortícolas, o leite, a carne de raças autóctones, entre outros produtos limianos. Também os animais, como as vacas e os cavalos, tiveram um lugar de destaque nesta Feira, com destaque para o IX Concurso Regional da Raça Frísia.

Este Concurso Regional de Raça Frísia aberto à participação de todas as explorações pecuárias dos distritos de Viana do Castelo e Braga, contou com a participação de mais de meia centena de animais com forte participação das explorações provenientes do concelho de Ponte de Lima.

Confira os resultados do Concurso Regional de Raça Frísia do Alto Minho:

A Grande Campeã do Concurso, que também venceu a categoria de Melhor Úbere, foi a Encanto Atwood 420, pertencente à exploração Encanto Natural - Agropecuária, Lda, de Poiares - Ponte de Lima.
A Vice-Grande Campeã do concurso foi a Pereira Byway-MB Stanley 6, pertencente à exploração Sociedade Agropecuária Vila Boas &Pereira, Lda. de Poiares.

O prémio do Melhor Criador foi atribuído à exploração limiana - Sociedade Agropecuária Vila Boas & Pereira, Lda. de Poiares.

De referir ainda a atribuição do prémio - Grande Campeã Jovem à novilha Encanto Golden Dreams 571, pertencente à exploração Encanto Natural - Agropecuária, Lda, de Poiares.

dsc_1561__medium_
dsc_1557__medium_