Município de Ponte de Lima estimula Centros de Apoio à Aprendizagem

19 Fevereiro 2020

No âmbito do projeto ‘Biblioteca Inclusiva: Biblioteca para Todos’, o Município de Ponte de Lima, através da Biblioteca Municipal, vai alargar o seu horizonte de trabalho e estabelecer parcerias com os Agrupamentos de Escolas do concelho com o objetivo de desenvolver sessões de promoção do livro e da leitura nos Centros de Apoio à Aprendizagem, incorporando novas práticas de ação na dinamização de atividades e de leituras diferentes.

Este projeto, promovido em parceria com a equipa do School4All, será direcionado para alunos portadores de multideficiências que usufruirão de competências traduzidas em práticas de promoção e fomento do gosto pelo livro. Através de horas do conto, usando estratégias e materiais que despertem o interesse dos participantes - como livros sensoriais, de sons e abas - os alunos passam a conseguir explorar o mundo da fantasia associando sonoridades, trabalhando a motricidade fina, a sensação da descoberta e também apreciando momentos musicais. Em contrapartida os alunos envolvidos ensinar-nos-ão diferentes atalhos de comunicação, únicos, subtis, desafiantes e reveladores de muita sabedoria e aprendizagem.

O projeto será constituído por 3 sessões a desenvolver, ao longo do ano letivo, em cada Centro de Apoio à Aprendizagem, através de ações com a duração aproximada de 30 minutos cada, e dinamizado através de um plano estruturado de calendarização.

Com este tipo de projeto e leituras diferentes o Municipio de Ponte de Lima contribui para o desenvolvimento lúdico-pedagógico da comunidade educativa tornando-se ainda mais inclusivo.