Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Entrega de Pilhões nas Escolas do Concelho de Ponte de Lima

Ambiente
Pilhao foto 1 1024 800
12 Fevereiro 2020

O Município de Ponte de Lima em parceria com a Resulima dotaram todas as escolas do concelho de Ponte de Lima com recipientes para a deposição de pilhas e acumuladores – Pilhões. Nestes é possível colocar as pilhas usadas dos comandos, lanternas, relógios, brinquedos, etc., bem como as baterias usadas dos telemóveis, computadores, ferramentas elétricas, máquinas fotográficas e de filmar, entre outras.

A reciclagem deste tipo de componentes tem essencialmente duas vantagens:

- A primeira tem a ver com o facto de só se poder reciclar aquilo que é recolhido seletivamente. Logo, ao incentivar a recolha seletiva estamos a diminuir significativamente o risco de deposição descontrolada das pilhas e acumuladores usados, e a prevenir a possível poluição que daí pode advir.

- A segunda vantagem é a da sustentabilidade. Reciclar significa recapturar materiais (no caso das pilhas, Manganês, Zinco, Aço e Carbono), que voltam a ser usados em processos produtivos, sem que seja necessário retirá-los da natureza (diminuindo por exemplo a necessidade de recorrer à exploração mineira para a obtenção dos mesmos). Na prática, reciclar significa não gastar tão depressa as reservas daquilo que é para nós precioso.

Recolha e reciclagem, o papel de cada um de nós. Coloque as suas pilhas e baterias usadas no Pilhão.