Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Município de Ponte de Lima acolhe apresentação de livro “A Escolha”

Cultura
Apresentacao livro a escolha 1 1024 800
27 Janeiro 2020

O Município de Ponte de Lima promove o lançamento da obra “A Escolha”, da autoria de Maria da Luz Ferreira de Barros, no próximo dia 8 de fevereiro de 2020, pelas 15h00, no auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.

Trata-se do primeiro romance da autora, cuja ação se desenrola em Ponte de Lima, privilegiando as temáticas da causa feminina, os abusos cometidos sobre as mulheres, desde a Idade Média.

Um livro que aborda vivências, preocupações de estigmas e costumes do passado, que memorizam e limitam as mulheres cuja apresentação estará a cargo de Cristiana Freitas, Diretora do Arquivo Municipal de Ponte de Lima.

Marque presença na sessão de apresentação de “A Escolha”.

Aceite o nosso convite e venha celebrar connosco a literatura em Língua Portuguesa.

Esperamos por si!

 

Sobre a autora:

Nasceu numa aldeia do concelho de Santa Maria da Feira, no lugar da Cruz, freguesia de Lobão, em 1957.

Filha mais velha de uma família numerosa com mais seis irmãos, ajudou desde pequenina nas lides da terra; tendo que deixar a escola, contra a vontade dos seus mestres, e trabalhar para ajudar a família.

Mais tarde, já casada, retomou os estudos. Licenciou-se em Ciências Históricas, na Universidade Portucalense – Infante D. Henrique, em 1992, concluiu o Mestrado em História Medieval na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 1996, e terminou o Curso de Doctoramiento pela Faculdad de Filosofia  y Letras da Universidad de Valladolid, em 2000, sempre dentro da História Social Medieval.

Nesta área, participou em vários projetos de investigação, desde logo na Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, entre 1995 e 2001. Publicou diversos artigos em revistas da especialidade, e foi coautora da História da Marinha Portuguesa - Homens, Doutrinas e Organização, (1139 – 1414).