Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Fotobiografia de António Feijó é lançada a 21 de Dezembro no Palacete Villa Moraes

Cultura
Cartaz 1 1024 800
12 Dezembro 2019

Com centenas de fotografias oriundas de arquivos de famílias limianas e do espólio de António Feijó, o livro mostra o homem, o poeta e o diplomata português, no efervescente contexto histórico-cultural do último quartel do séc. XIX e inícios de séc. XX. 

De figura culta, ilustrada e cosmopolita, este distinto limiano distinguiu-se no panorama internacional como admirável diplomata e poeta de espírito romântico, meditativo e melancólico.

O livro a ser lançado a 21 de dezembro em Ponte de Lima, homenageia um indivíduo que “soube, como ninguém, valorizar as suas origens e a sua terra natal e cabe-nos agora a nós enaltecer e agraciar tamanha figura através desta fotobiografia (…) que entrosa as imagens com as palavras e nos apresenta memórias fotográficas que percorrem a vida [do poeta-diplomata] (…) permitindo-nos conhecer as diversas facetas desta personalidade”, revelou Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng. Victor Mendes.

Esta obra surge da iniciativa do fotógrafo limiano, Amândio Amorim de Sousa Vieira, já no ano de 2001, seguindo-se o convite do mesmo ao Professor e Ensaísta José Cândido de Oliveira Martins.

A jornada iniciada nesta altura “foi longa e com altos e baixos” e, segundo Amândio Amorim de Sousa Vieira, “só se concretizou no aparecimento deste livro graças à insistência demonstrada em variadas ocasiões por parte do Eng. Victor Mendes”, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima.

O prefácio da obra “Fotobiografia de António Feijó” foi deste modo escrito pelo autarca, que realça a excelência desta que é “uma das personalidades mais elevadas da literatura local e mais representativas de Ponte de Lima”, não só no campo profissional, mas também no campo pessoal.

A apresentação do livro “Fotobiografia de António Feijó”, de José Cândido de Oliveira Martins e de Amândio Amorim de Sousa Vieira, é promovida pelo Município de Ponte de Lima, e decorrerá no dia 21 de dezembro, às 17h30, no Palacete Villa Moraes, em Ponte de Lima.