Ponte de Lima entre os municípios mais exportadores da região norte

Autarquia
04 Dezembro 2019

O Município de Ponte de Lima, de acordo com os dados recentemente divulgados pelo Programa Operacional Regional do Norte 2020, encontra-se no grupo dos 29 municípios mais exportadores de toda a Região Norte.

Ponte de Lima junta-se, assim, em termos da percentagem das exportações efetuadas, ao grupo de municípios onde o sector secundário, nomeadamente ao nível da indústria transformadora, sempre foi tradicionalmente mais representativo no contexto do seu tecido empresarial, tais como Paços de Ferreira, Vale de Cambra, Fafe, Valongo, Penafiel, Esposende, Gondomar, Fafe, Vizela e Paredes.

De referir, ainda, que o concelho registou em 2018 um saldo positivo de mais 94 empresas e 830 postos de trabalho relativamente ao ano anterior. Neste cenário destaca-se a constante descida da taxa de desemprego, que registou em outubro passado e de acordo com os últimos dados divulgados pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, o valor histórico de 2,99%, uma das mais baixas de sempre e claramente a mais baixa do distrito.