Seminário 'School 4All + Sucesso Escolar em Ponte de Lima'

14 Novembro 2019

Considerando a Educação como um eixo fundamental para o desenvolvimento do concelho, o Município de Ponte de Lima apostou no projeto pedagógico School 4All, que começou a ser implementado no ano letivo transato, com a duração de três anos. Promover a melhoria do sucesso educativo e reduzir o abandono escolar precoce seguindo as metas definidas no Plano Nacional de Reformas e do Portugal 2020, é a mais-valia deste projeto.

Neste âmbito, realizou-se no dia 6 de novembro um seminário que concentrou alunos, docentes e a equipa multidisciplinar criada pelo Município de Ponte de Lima, subordinado ao tema "School 4All + Sucesso Escolar em Ponte de Lima".

O encontro mostrou as diversas dinâmicas dos Espaços de Aprendizagem Personalizada Ciência Divertida 3.0 + Educação 4.0., bem como a apresentação da plataforma Ponte de Lima EduTEC’ planeada, estruturada e implementada para ser uma ferramenta complementar de apoio pedagógico aos Espaços de Aprendizagem Personalizada criados nas EB 2,3 de Ponte de Lima pelo Município.

Os Diretores dos Agrupamentos de Escolas (AE) do concelho foram unanimes em reconhecer a importância da implementação do projeto pedagógico "School 4All + Sucesso Escolar em Ponte de Lima", tendo em conta as mais-valias do projeto que "consolida o papel da educação, e que tem registado uma verdadeira transformação das escolas em Ponte de Lima."

A aposta do Municipio na dinamização deste projeto implicou um investimento de cerca de 608 578,15€ cofinanciado em 85% pelo FSE, permitindo ainda o desenvolvimento de projetos educacionais, essenciais para a qualidade do ensino.

Desta forma, considerou o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, "este é um projeto de oportunidades, que se adapta às novas tecnologias. É um projeto no qual acreditamos que vá de encontro às necessidades da nossa comunidade escolar, que seja inclusivo e que contribua de forma significativa para a redução do abandono escolar".

O autarca recordou ainda que o seu Executivo teve sempre como prioridade a Educação, como “base essencial do nosso desenvolvimento (..) Ao entendermos que este é um projeto estruturante para o sucesso escolar, estamos disponíveis para continuar apostar neste projeto, quer tenha financiamento ou não”, garantiu o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima.

O Seminário "School 4All + Sucesso Escolar em Ponte de Lima" apresentou um conjunto de ações planeadas, sendo que na ação de implementação dos Espaços de Aprendizagem Personalizada foram abordados os temas associados às "Alterações Climáticas", cabendo a cada turma a apresentação da temática em várias formas, nomeadamente, "Alterações Climáticas – Impacto na Natureza e Biodiversidade – O impacto das alterações no desenvolvimento das plantas"; Alterações Climáticas: impacto e desafios a nível da saúde; Alterações Climáticas e a identidade cultural; Cenário climático de Portugal em 2100 e seus impactos".

A concluir foi ainda apresentada a comunicação "Make It Pedagogical" por José Alberto Lencastre do CIED, UM - Universidade do Minho.

seminario_school_4all_1
seminario_school_4all_2