'Creactivity': Projeto educativo sobre rodas chega a Ponte de Lima

04 Novembro 2019

O Município de Ponte de Lima acolhe o espaço itinerante “Creactivity” nos próximos dias 12 e 13 de dezembro. Trata-se de um projeto pedagógico que poderá ser visitado por grupos escolares do ensino básico e secundário, de forma gratuita.

Desenhado pelo BPI e pela Fundação “la Caixa”, o autocarro que acolhe o projeto, estará estacionado na Rua Dr. Ferreira Carmo, numa iniciativa com colaboração da Câmara Municipal de Ponte de Lima.

Segundo a organização, esta “unidade móvel totalmente adaptada para facilitar o acesso e a participação das pessoas com mobilidade reduzida”, propõe “um contexto inovador de aprendizagem inspirado no movimento Tinkering do Exploratorium de São Francisco”.

Esta abordagem consiste na combinação de tecnologias digitais e físicas para o design criativo, e para a construção e personalização de objetos e artefactos com finalidade lúdica ou utilitária.

Desta forma, o projeto educativo convida os mais novos, a “encontrar soluções originais para problemas simples, incentivando as crianças e os jovens (…) a aprender com os seus próprios erros, potenciando assim a inovação através da experimentação e do pensamento crítico”.

Destinado a jovens dos 6 aos 16 anos, para além de grupos de familiares, o espaço possui diferentes áreas, e workshops, para implementar diversas habilidades: a área da Mecânica, com espaços para engrenagens, mecanismos, mármores e máquinas de pinball; a área do Vento, com tubos de vento; a área da Eletricidade; e a área da Luz, com o sistema de stop motion.

Os ateliês direcionados à comunidade educativa têm uma duração estimada de 90 minutos, e são acompanhados por um monitor através de um processo de criação em que os adultos também são convidados a participar.

Das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 19h00, mediante reserva prévia, esta atividade lançada pela EduCaixa, poderá ser visitada de forma gratuita.

As reservas podem ser feitas através do contacto com a organização com número 308 802 699 e e-mail portugal@creactivitybus.com.