Assinatura do Auto de consignação da obra de reabilitação da EN 203/Via Foral Velho D. Teresa, pelo valor de 655.363,50€

Autarquia
31 Outubro 2019

O projeto de reabilitação denominado de "Tratamento de Travessia Urbana Incluindo Reordenamento de Acessos e Reformulação de Interseções em Ponte de Lima" prevê-se entre os kms 21 e 22, tendo uma extensão total de 433 metros, prevendo-se a construção de duas rotundas enquanto elementos geométricos "quebrantes", dissuasores de velocidades excessivas.

A assinatura do Auto de Consignação decorreu no passado dia 24 de outubro, no salão Nobre da Câmara Municipal, na presença da Gestora Regional de Viana do Castelo e Braga, das Infraestruturas de Portugal - IP, Eng.ª Luísa Cordeiro, que reconheceu a "necessidade desta intervenção no sentido de reforçar a segurança rodoviária daquela via. (...) Luísa Cordeiro adiantou ainda que é com satisfação que a IP apoiam este projeto através de uma parceria estabelecida com o Município de Ponte de Lima."

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, ressalvou que esta parceria "é um bom exemplo entre a nossa autarquia e uma entidade pública, no sentido de concretizarmos um projeto que os cidadãos de Ponte de Lima há anos reivindicam".

A empreitada proposta tem como finalidade a melhoria da segurança rodoviária na via, introduzindo-se as rotundas enquanto elementos geométricos "quebrantes", dissuasores de velocidades excessivas. Objetiva-se ainda a reabilitação funcional do pavimento, com introdução de uma estrutura de pavimento nova, correção das sobrelevações da EN203 neste troço, bem como a melhoria das condições de aderência dos automobilistas.

O projeto visa o aproveitamento do sistema de drenagem longitudinal e transversal existente, apostando em segundo plano, na beneficiação da iluminação que irá permitir uma melhoria substancial das condições de visibilidade na zona.

A obra pretende também atuar na melhoria e na reposição do sistema de sinalização vertical, horizontal e de orientação, assim como dos equipamentos de segurança e balizagem.

Considerando que é "uma obra importante" o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, garantiu que esta intervenção visa eliminar os pontos negativos e melhorar a segurança rodoviária, desta via, "um dos principais acessos à Vila, e por onde passam diariamente milhares de automobilistas."

A obra no valor de 655.363,50€ (Iva incluído) iniciará a curto prazo, e prevê-se concluída cinco meses após o seu início.

assinatura_auto_consignacao_via_foral_velho_dteresa_1
assinatura_auto_consignacao_via_foral_velho_dteresa_2