Câmara Municipal de Ponte de Lima aprova a empreitada de “Remodelação e Ampliação da Antiga Escola de Anais para Centro Cultural e Comunitário de Anais” pelo valor de 376.632,39€

Autarquia
31 Outubro 2019

A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou na reunião de 21 de outubro a empreitada de remodelação e ampliação das antigas instalações da Escola Primária de Anais.

A intervenção visa a remodelação do equipamento, reconvertendo – o no futuro Centro Cultural e Comunitário de Anais, com a finalidade de criar um equipamento que reúna no mesmo espaço diversas valências e que responda às exigências atuais ao nível do conforto térmico e no cumprimento da legislação em vigor em termos de acessibilidades e segurança contra incêndios.

Considerando as intenções de programação cultural e as necessidades de espaço que a junta de freguesia reivindicou, o Município entendeu ser oportuno responder à solicitação, e aprovou a empreitada, no sentido de adaptar o edifício às condições pretendidos.

Desta feita, o objetivo é recuperar o imóvel para fins culturais, recreativos e de associativismo fazendo alterações significativas ao nível da compartimentação interior e da cobertura. A remodelação interior será total de modo a definir salas para atividades amplas e com áreas generosas.

Como forma de requalificar os níveis de conforto ambiente, tais como, temperatura, qualidade do ar, luminosidade, cor e conforto acústico, condicionam o bem-estar das pessoas, adotaram-se técnicas construtivas adequadas e materiais apropriados para evitar o recurso a equipamentos consumidores de energias não renováveis e dispendiosas.

Ao nível dos arranjos exteriores, a proposta propõe a reparação e pintura do muro de vedação, incluindo a demolição e recuo parcial do mesmo de modo a possibilitar o alargamento de uma via de acesso local, a reparação e pintura do gradeamento e colocação de vedação nova onde necessário, a alteração do portão de acesso ao logradouro, a execução de passeios na envolvente ao edifício eliminando as barreiras arquitetónicas.