Ponte de Lima integra projeto socio-territorial piloto em Portugal

Autarquia
29 Outubro 2019

Por intermédio do programa "Da Habitação ao Habitat’" o Bairro da Escola Técnica, em Ponte de Lima, vai ser reabilitado.

Este é um dos bairros públicos integrados no conjunto de intervenções-pilotos que o Governo vai levar a cabo, em parceria com as autarquias, com equipas de ação local, associações de moradores, e outras entidades relevantes.

Ponte de lima constituiu-se oficialmente parceiro do projeto, em Julho passado, tornando-se num dos quatro Concelhos a integrar o projeto, a nível nacional, a par de Loures, Vila Nova de Gaia e Elvas.

O Município constitui agora uma comissão de acompanhamento do programa, à semelhança da restante regiões, composta por representantes das áreas governativas referidas e suas câmaras municipais.

O programa "Da Habitação ao Habitat" está já em curso, visando promover a integração socioterritorial dos bairros públicos, assim como a melhoria global das condições de vida dos moradores, incidindo ao nível de diferentes políticas setoriais, tais como habitação, educação, emprego, ação social, saúde, cultura, segurança, cidadania, igualdade e sustentabilidade dos processos mencionados.

Segundo o diploma do Governo que aprova o programa Da Habitação ao Habitat, as intervenções-piloto têm a duração de 24 meses, sendo que sob coordenação do IHRU, o programa vigora até maio de 2020.