Cárcere – Núcleo Vinícius Piedade & CIA. (S. Paulo, Brasil) | 19 de Outubro – 22h00 – Teatro Diogo Bernardes – Ponte de Lima

18 Outubro 2019

Um fim-de-semana recheado de teatro no Teatro Diogo Bernardes, com Teatro de Objectos, Circo e Magia, na sexta-feira, 18, Teatro Infantil, Juvenil e para as Famílias, no domingo, 20 e no sábado, 19 de outubro às 22h00, uma proposta muito diferente – Cárcere, pelo Núcleo Vinícius Piedade & CIA. (S. Paulo, Brasil).

Sobre o Espectáculo

A peça Cárcere é uma reflexão sobre a liberdade através dos olhos de um pianista privado da sua liberdade e do seu piano. Depois de algum tempo a tentar viver da sua arte, imerso em dificuldades, acaba por aceitar o convite de um “amigo” para vender drogas. Ao ser detido, tenta negociar com a direcção da prisão a entrada de um piano para ensinar os outros presos a tocar. Os líderes de facções criminosas não acreditam na sua boa intenção e acabam por ameaçá-lo de morte.

A direcção da cadeia, numa tentativa precária de o proteger, coloca-o na Ala dos Seguros. O problema é quando se suspeita de que haverá uma rebelião na cadeia, em que quem é candidato natural a refém é justamente quem se encontra nessa ala. É neste momento em que surge o boato de que se iniciará uma rebelião que o pianista começa a escrever um diário. E é aqui que começa a peça.

Trata-se, então, da teatralização do diário escrito por esse preso na semana em que vive uma espécie de contagem regressiva. A proposta estética da peça percorre diferentes camadas e linguagens, incluindo o humor corrosivo de um homem em estado de sítio, que nos levam a uma reflexão sobre a liberdade e o que ela é para cada um.

Sinopse

Trata-se de uma semana na vida de um pianista que, estando encarcerado, privado da liberdade e do seu piano, será refém numa rebelião iminente. Ele vive num ritmo de contagem regressiva e as suas expectativas, impressões, lembranças, reflexões e sensações são expressas num diário que ele inicia numa segunda-feira e termina quando estoura a rebelião, num domingo.

Sobre a Companhia

O Núcleo Vinícius Piedade & CIA. é uma plataforma de criação artística dos espectáculos de Vinícius Piedade. Os espectáculos do Núcleo são resultado de pesquisa e desenvolvimento individual, porém, sempre contando com colaboradores fundamentais. A principal proposta dos espectáculos é aprofundar o mergulho na existência humana por meio de personagens em situações limites. Condensam na interpretação a mistura de diversos estilos teatrais, indo da improvisação livre aos movimentos inspirados na dança contemporânea, da comédia inconformada às partituras de mímica. Os trabalhos visam levar o público a navegar nas peças como co-autores da realização teatral. Na base dos projectos do Núcleo Vinícius Piedade & CIA. está a concepção de uma arte popular entendida como uma arte acessível a todos, sem procurar ser destinada a um público específico. Os espectáculos do Núcleo já foram apresentados em diversos países.

Bilhetes à venda (4,00€) e mais informações no Teatro Diogo Bernardes, pelo telefone 258 900 414 ou pelo email teatrodb@cm-pontedelima.pt.