Município de Ponte de Lima concede apoio financeiro a 74 associações/grupos desportivos locais, no montante de 102.000€

Autarquia
19 Setembro 2019

O Município de Ponte de Lima atribui anualmente um conjunto de subsídios ordinários que apoiam a manutenção e a execução dos planos de atividade de cada associação. A cerimónia pública da assinatura dos Termos de Aceitação decorreu a 17 de setembro, no Auditório Municipal de Ponte de Lima.

Partindo do pressuposto que compete ao Município apoiar pelos meios adequados atividades de interesse municipal, de natureza cultural, social e recreativa, o Município de Ponte de Lima assume o papel dinamizador das associações locais através da atribuição de subsídios de apoio à sua atividade.

“Para além de se constituir um imperativo legal, [esta cerimónia] tem o propósito de agradecer o trabalho das associações do concelho em prol da cultura, do desporto, e de todas as atividades que fazem com que Ponte de Lima se destaque no panorama nacional, no que toca ao associativismo”, disse o Presidente da Câmara Municipal, Eng.º Victor Mendes, na sua intervenção.

O autarca elogiou o “trabalho de cidadania (…) de cerca de uma centena [de associações], em prol da qualidade de vida de largas centenas de concidadãos”.

O Presidente da Autarquia reconheceu que este apoio financeiro, na casa dos 102 mil euros “constitui uma alavanca fundamental para as atividades, e para a dinâmica destas associações. (..) sendo uma parte do montante global atribuído anualmente às associações do concelho, no valor de 792.000€.”

O associativismo é vital no contexto da cidadania e do desenvolvimento de qualquer sociedade moderna, cabendo às associações culturais, desportivas, recreativas e sociais e a todo o movimento associativo um papel fundamental na elevação dos cidadãos, num contexto de maior equilíbrio e equidades sociais.