Câmara Municipal Aprovou a Empreitada de “Requalificação da Envolvente da Habitação Social do Bairro da Escola Técnica”, pelo valor de 1.250.000€

Autarquia
17 Setembro 2019

A Câmara Municipal de Ponte de Lima, no âmbito da política de requalificação urbana de zonas que se encontram desfasadas com as necessidades atuais da população, aprovou na última reunião, 6 de setembro, a empreitada de “Requalificação da Envolvente da Habitação Social do Bairro da Escola Técnica”, pelo valor 1.250.000€ (um milhão, duzentos e cinquenta a mil euros).

Com o objetivo de tornar o espaço público mais apelativo e convidativo e criar melhores condições de circulação pedonal e automóvel, de vivência e usufruto pela população local e transeuntes, esta empreitada visa a valorização do espaço público na área envolvente ao Bairro social, abrangendo as ruas Dr. Luís Gonzaga, Dr. Ferreira Carmo, Reinaldo Varela e a Praceta Dr. Vieira de Araújo, na freguesia de Arca e Ponte de Lima.

De acordo com o projeto, a zona de intervenção é formada por uma área predominantemente pedonal envolvente ao edificado e um conjunto de artérias locais que se encontram atualmente desarticuladas da malha urbana da vila, e passa pela remoção da generalidade dos atuais materiais de revestimento dos pavimentos.

Assim, a intervenção visa a repavimentação e ordenamento viário com o objetivo de ordenar a circulação e estacionamento automóvel e melhorar a segurança dos peões. Propõe-se a redefinição de alguns acessos locais e a repavimentação total da área de intervenção com materiais distintos para diferenciar os espaços de circulação pedonal e automóvel, o reordenamento dos lugares de estacionamento, a beneficiação das infraestruturas, o reforço da iluminação pública e a colocação de novo mobiliário urbano e respetiva sinalização.