“O Lobo e o Homem” - Sessão de Esclarecimento em Labrujó – Ponte de Lima

Sociedade
13 Setembro 2019

O Município de Ponte de Lima em parceria com o Município de Paredes de Coura promoveu no dia 11 de setembro uma sessão de esclarecimento sobre o projeto “O Lobo e o Homem’.

Este projeto está a ser implementado pelo Município de Paredes de Coura e tem como parceiros a Associação Aldeia e o CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, materializando-se numa infraestrutura como a Casa da Biodiversidade, na freguesia de Castanheira no concelho de Paredes de Coura, destinada ao apoio aos proprietários vítimas de prejuízos causados pelos ataques de lobos e à investigação científica.

“O Lobo e o Homem” é um projeto que procura dar resposta a esta necessidade reverter o valor económico associado ao lobo para apoiar as pessoas vítimas dos prejuízos causados pelos seus ataques, em particular, e a comunidade em geral. A ideia é enfrentar este problema de longa data e transforma-lo numa vantagem para a população, garantido com isso uma eficaz preservação da espécie, quer na Área de Paisagem Protegida do Corno de Bico, quer das freguesias contíguas dos concelhos de Ponte de Lima e Valença.

Em Ponte de Lima, a sessão de esclarecimento realizou-se na freguesia de Rendufe, Labrujó e Vilar do Monte, na presença de vários agricultores, com o apoio da respetiva Junta de Freguesia, e resultou de uma articulação entre os Municípios de Ponte de Lima e Paredes de Coura.