Município de Ponte de Lima investe cerca de 19 mil euros em associativismo cultural e estudantil

Autarquia
12 Agosto 2019

O Município de Ponte de Lima celebrou um protocolo com várias associações culturais e estudantis dedicadas ao teatro e cultura, com vista à atribuição do apoio financeiro anual.

O investimento municipal efetuado este ano supera o de anos anteriores, perfazendo um total de 18.924,09€ (dezoito mil novecentos e vinte e quatro euros e nove cêntimos).

Este valor reforça novamente a coerência da política do Executivo Municipal, que demonstra grande preocupação com a manutenção e prosperidade do associativismo cultural e estudantil, enquanto atividades dinamizadoras da cultura, fundamentais para o Concelho.

Com um processo de descentralização cultural em vista, o Município procura dinamizar a iniciativa e a atividade cultural numa base concelhia.

A concessão deste apoio financeiro contempla uma associação estudantil, quatro grupos de teatro, e uma associação recreativa, sendo os referidos, a Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, o Grupo de Teatro de Pequenos Atores do Lima, o Grupo de Teatro da Casa do Povo de S. Julião de Freixo, o Grupo de Teatro GACEL, o Grupo de Teatro DUPLA FACE, e ARTINFACHA – Associação Recreativa e Cultural.

Nas palavras de Victor Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, a autarquia procura “promover e descentralizar a cultura”, e “capacitar os grupos com formação específica”. O Autarca explicou durante a cerimónia, que “este protocolo corresponde a um apoio financeiro para a atividade dos grupos”, cuja ação o autarca considera um “trabalho de cidadania”.

Com este envelope financeiro, o Município de Ponte de Lima assume um papel dinamizador das associações locais, procurando alavancar o seu desenvolvimento em prol de um retorno em favor da cultura e associativismo.