Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima: O Fim do Mundo em 12 Jardins Efémeros

26 Julho 2019

Até 31 de outubro, as flores, aos milhares, tomam Ponte de Lima de assalto. Estas compõem o cenário para uma das mais incríveis mostras de arte contemporânea aliada aos jardins, em toda a Península Ibérica.

É aqui que a natureza, arte e a cultura são singularmente combinadas, em pleno Festival Internacional de Jardins Ponte de Lima (FIJ).

Artistas, designers, jardineiros, e arquitetos paisagistas de 9 países, propõe a sua visão dos "Jardins do Fim do Mundo", tema da 15ª edição desta mostra de cultura ao ar livre.

Dividido em 12 jardins efémeros, 11 dos quais nunca antes vistos, o passeio pelos jardins é uma experiência total que desperta não menos do que os cinco sentidos.

Por entre cantos e recantos, essências, percursos, e espelhos de água, as novas espécies constituem um pequeno oásis em plena ribeira Lima.  No FIJ, respira-se arte, por meio da integração paisagística em prol sensibilização ambiental.

O espaço que, em simultâneo, cultiva arte, ciência e botânica, alavanca o momentum para alertar para os sintomas da crise ecológica, imaginando, através da prática artística, estratégias de regeneração ambiental, tendo em conta a configuração dos recursos materiais, e imateriais, como o imaginário, a cultura, e a memória, na distinção paisagística.

Comprometido com questões ambientais, o Festival Internacional de Jardins põe em marcha uma revolução silenciosa, sensibilizando a comunidade para a integração de dois mundos, o natural e o artificial, prol da sustentabilidade.

O evento com abertura muito forte para o mundo, tem vindo a ser premiado e distinguido internacionalmente, vendo por si passar, nos últimos 15 anos, mais de um milhão de visitantes.

A entrada no FIJ tem o valor de 1€, e o público tem até ao último dia de Outubro, a oportunidade para fazer valer a sua opinião, votando no seu jardim favorito, em plena visita ao recinto.

Ressalve-se ainda o facto de que já estão abertas as inscrições para a edição de 2020 do Festival Internacional de Jardins. A 16ª edição subordina-se ao tema “A Religião nos Jardins”, e as propostas devem ser submetidas no site do FIJ (www.festivaldejardins.cm-pontedelima.pt/) até 15 de novembro, sendo que todos os interessados podem concorrer.