Município de Ponte de Lima Inaugura Obras de Requalificação do Centro Cívico de Calheiros

Autarquia
17 Julho 2019

No âmbito da política de Requalificação Urbana às zonas centrais das freguesias, com espaços de cariz coletivo e social, que se encontrem desarticuladas com as necessidades atuais da população, o Municipio de Ponte de Limam inaugurou este fim-de-semana as obras de requalificação ao Centro Cívico de Calheiros.

Esta intervenção de valorização do espaço público favoreceu a circulação pedonal e o usufruto do local através da repavimentação total da área com materiais nobres, apostando fortemente no granito de Ponte de Lima, distinto segundo a zona de aplicação, para diferenciar os espaços de circulação pedonal e automóvel. A freguesia passa assim a usufruir de um espaço de grande dimensão, na zona central, defronte para o Santuário da Santa Eufémia, tal como referiu o Padre Jorge Ramos, pároco da freguesia de Calheiros, que aproveitou ainda para agradecer ao Municipio “pela atenção que tem dado, pela cooperação com a nossa igreja, e pelo empenho e trabalho que tem feito”. O pároco de Calheiros destacou ainda a oferta de um paroquiano residente no Brasil, que muito tem contribuído para o desenvolvimento da freguesia, e que acrescentou a esta remodelação imagens das irmãs de santa Eufémia, confecionadas em calheiros, com matérias nobres desta terra”. No total são nove imagens em pedra colocadas neste espaço numa obra de parceria entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia.

José Correia, Presidente da Junta de Calheiros não escondeu a satisfação pela obra inaugurada, considerando que “é uma obra significativa e que transformou este espaço no maior altar do concelho”.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, conferiu quer foi de facto “um investimento significativo do Orçamento Municipal, e que revitalizou este espaço central da freguesia, conferindo-lhe maior atratividade e funcionalidade”. Esta foi uma obra de parceria, entre a Câmara Municipal, paroquia e junta de freguesia, disse o autarca, salientando que “o sucesso do desenvolvimento do concelho de Ponte de Lima deve-se ao trabalho dos Presidente de Junta e às parcerias efetuadas com o Municipio”.

De referir ainda que a intervenção estendeu-se à execução de novas infraestruturas de drenagem de águas pluviais, e à beneficiação da rede de iluminação pública, assim como do mobiliário urbano.

O investimento no valor de cerca de 420.000€ [Iva incluído], apresenta-se agora concluído, sendo que o Município continuará a estender a política de Requalificação Urbana a zonas degradadas e urbanisticamente mal definidas.

inauguracao_centro_civico_calheiros_1
inauguracao_centro_civico_calheiros_2