Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Ponte de Lima em Xinzo de Limia – Espanha

Educação
Visitaxinzolimia 2019 1 1024 800
18 Junho 2019

Ao abrigo do intercâmbio existente entre a Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro D'Arcos e a comunidade de Xinzo de Limia, realizou-se a viagem anual àquelas terras galegas, no passado dia 7 de junho.

Coordenada pelo Serviço Educativo da Área Protegida, cerca de 90 alunos oriundos da Escola Básica de Ponte de Lima e do Centro Educativo das Lagoas rumaram até Xinzo de Lima para aí visitarem a nascente do recurso hídrico comum entre os dois municípios. Alunos e professores foram recebidos pelos alunos do CEIP Rosália de Castro, CEIP Carlos Casares e pelo Alcaide da região, na Casa da Cultura e Juventude de Xinzo de Limia.

Depois das honras oficiais dirigiram-se até ao rio Lima onde o “abraçaram” em mais uma iniciativa de valorização e sensibilização para a importância da proteção e valorização deste rio.

Portugueses e espanhóis leram um poema junto às águas “Límias” e plantaram uma árvore, para fortalecer a relação criada em torno desta iniciativa.

Depois do almoço viajaram até ao Monte Talariño, onde se encantaram com a nascente do rio, pequena e quase impercetível aos olhos dos menos atentos. A visita terminou no Festival Internacional de Jardins de Allariz, com um lanche conjunto e muita brincadeira.

Esta jornada de estreita relação entre os municípios de Ponte de Lima e Xinzo, continua em outubro com a vinda da comunidade escolar de Xinzo de Limia a Ponte de Lima para participar no Abraço ao rio Lima.

image title
image title
image title