29.ª Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais de Ponte de Lima

17 Junho 2019

A 29.ª edição da Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais, que se realizou de 7 a 9 de junho, em Ponte de Lima, recebeu milhares de visitantes. Quase 30 anos depois, ainda em fase ascendente, o evento tem ganho força, tanto pela aposta na qualidade das castas, como pela subida da Região Demarcada dos Vinhos Verdes na cadeia de valor.

Durante 30 horas, degustações, workshops, harmonizações, vinho, enchidos e fumados, petiscos regionais e propostas gastronómicas de profissionais da restauração, dinamizaram o Pavilhão de Feiras e Exposições da Expolima.

Para além das experiências gastronómicas e enoturísticas, a programação abordou várias áreas disciplinares — da música, à performance [com estátuas vivas e andas].

A Feira inaugurada pelo Secretário de Estado da Valorização do Interior, João Catarino, agiu como catalisador de venda e promoção deste que é um produto de excelência da região, e um dos principais atrativos do mundo rural com grande expressão na economia local. João Catarino defende esta ideia, afirmando que o Vinho Verde ultrapassou preconceções, e está em franca ascensão "impondo-se nos mercados nacionais e internacionais, especialmente os brancos”.

A par do supradito, o evento que superou todas as expectativas consagrou também os vencedores do XVII Concurso de Vinhos Verde e do XI concurso de Leite-creme.

Nas palavras de Victor Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, "Este é um evento consolidado pelo facto de estarmos na 29ª edição. É o primeiro evento realizado em Ponte de Lima, no que à promoção dos nossos produtos diz respeito. (…) Temos tido um percurso muito interessante de promoção nomeadamente do nosso Loureiro e do nosso Vinhão, dando oportunidade a outras sub-regiões da Região Demarcada dos Vinhos Verdes”.

O autarca terminou na certeza de que a Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais se "constitui uma alavanca fundamental para promover o território e a região”.

O evento dá-se por concluído, mas Ponte de Lima volta a ser ponto de paragem na rota dos eventos enoturísticos, de 15 a 17 Agosto de 2019, com o II Loureiro de Ponte de Lima Convida.

Resultados do XVII Concurso de Vinhos de Ponte de Lima

Categoria – Vinho Verde/Regional Minho Branco

1.º Prémio – Alvarinho Deu La Deu – Adega Cooperativa Regional de Monção

2.º Prémio – Quinta das Pereirinhas Superior – Quinta das Pereirinhas Alvarinho de Monção Lda