Câmara Municipal de Ponte de Lima Aprova Intervenção na Via Foral D. Teresa

Autarquia
14 Junho 2019

O Município de Ponte de Lima aprovou a empreitada de remodelação da Via Foral D. Teresa, no decorrer da última reunião de Câmara, a 3 de junho.

A via em causa é um dos principais acessos à vila de Ponte de Lima, integrando uma malha urbana plenamente consolidada, onde se localizam diversos espaços e equipamentos públicos educativos e desportivos, bem como estabelecimentos de comércio e de serviços. Esta área de intervenção situa-se entre os kms 21 e 22, visando dotar o referido troço da EN203 de melhores condições de segurança, tendo em conta os vários acidentes mortais ocorridos nos últimos anos.

A presente empreitada comporta o tratamento da travessia urbana, incluindo o reordenamento de acessos e a reformulação de interceções, através da construção de duas rotundas de forma a reduzir a velocidade de circulação automóvel. A primeira a ser edificada no cruzamento junto à REPSOL, e a segunda no cruzamento junto à Farmácia D. Teresa.

A empreitada inclui também a execução de um separador central, infraestruturas, iluminação, ciclovia e vias pedonais da envolvente urbana, para uma maior segurança do peão.

Embora os encargos de gestão da manutenção deste troço de estrada nacional não estivessem sob a tutela da autarquia, mas sob a jurisdição da Infraestruturas de Portugal [IP], ambos celebraram um acordo de gestão, decorrente da atitude proactiva por parte do Município, para que a intervenção possa ser efetivada.

Este acordo de gestão permitirá ao Município avançar com a intervenção, enquanto dono da obra.

O prazo previsto após a consignação dos trabalhos é de 5 meses e o valor previsto da empreitada é de 775 000,0 € + IVA, sendo a mesma financiada em cerca de 400 mil euros pela IP.

Consulte:

Exemplo 1