Concurso da Horta 2018-2019 – Quinta de Pentieiros – Ponte de Lima

13 Junho 2019

Realizou-se no dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, na Quinta de Pentieiros, a entrega dos prémios do concurso “Horta para Todos”, promovido pelo Serviço Área Protegida, e integrado no Programa de Apoio à Área Projeto ‘Mundo Rural’ do Serviço Educativo da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos.

Esta 14ª edição contou ao longo do ano letivo com as visitas dos alunos de várias instituições de ensino do concelho, do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico, num total de cerca de 300 alunos.

Recordamos que os grupos visitaram regularmente a Horta da Quinta Pedagógica de Pentieiros, onde trataram e cuidaram dos seus canteiros, atribuídos no início do projeto, em outubro. Ao longo dos meses semearam e plantaram uma grande diversidade de flores, hortícolas e plantas aromáticas. Tiveram ainda a oportunidade de conhecer os restantes espaços dos núcleos vegetal e animal da Quinta.

Os vencedores receberam como prémios ferramentas para dar continuidade aos trabalhos nas instituições de ensino (sacholas, regadores, plantadores, sachinhos, sementes, …), Manuais de Atividades da Área Protegida e Cheques-Prenda com oferta de atividades na Quinta Pedagógica.

A entrega de prémios contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, acompanhado pela Vice-Presidente, Engª Mecia Martins; Eng.º Gonçalo Rodrigues, responsável técnico da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos e pelas Educadoras.

Ao júri coube a difícil tarefa de eleger os vencedores desta edição:

• 1º “18 Trevos” – EB1 de Poiares – Turma B2
  • 2º “Horta dos Pimpolhos” – Jardim de Infância de Poiares
  • 3º “Horta das Joaninhas” – Jardim de Infância de Trovela – Sala 1

As inscrições para a Área Projeto ‘Mundo Rural’ do Serviço Educativo 2019/2020 já estão a decorrer e devem ser submetidas para: lagoas@cm-pontedelima.pt.

concurso_horta_18_19_1
concurso_horta_18_19_2