A Idade do Silêncio | Teatro do Mar – O último espectáculo de teatro da temporada 2018-2019 do Teatro Diogo Bernardes

24 Maio 2019

24 de maio – 22h00 – Teatro Diogo Bernardes – Ponte de Lima

Esta sexta-feira à noite, dia 24 de maio, a partir das 22h00, o Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, apresenta o espectáculo de teatro A Idade do Silêncio, pelo Teatro do Mar, com Criação e Direcção de Julieta Aurora Santos e Interpretação de Luís João Mosteias e Sérgio Vieira.

Trata-se do último espectáculo de teatro da temporada de 2018-2019 do Teatro Diogo Bernardes, que apresentará ainda os concertos de Miguel Araújo, a 25 de Maio, de Kika Cardoso, a 26 de mesmo mês e o espectáculo de teatro para a infância e famílias Simão e o Livro Mágico, a 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, data que o Teatro Diogo Bernardes reservou para os mais novos, com duas sessões do referido espectáculo, às 16h00 e às 18h30.

Voltaremos em Outubro para iniciar a temporada de 2019-2020, cujo trimestre de Outubro a Dezembro já se encontra encerrado em termos de programação, a qual será oportunamente apresentada à imprensa pelo Executivo Municipal.

Para a nova temporada continuaremos a apostar numa programação plural e diversificada, garantia da continuidade do bom nome do Teatro Diogo Bernardes no panorama cultural nacional e exemplo de autêntico serviço público de cultura.

Estamos certos que não iremos defraudar os espectadores e os públicos que continuamos a ver crescer e a acreditar nos espectáculos apresentados no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima.

Encontrámo-nos a ultimar os últimos pormenores do Festival Percursos da Música, que decorrerá em Julho e Agosto próximos, para apresentar oficialmente o programa.

Voltando ao espectáculo A Idade do Silêncio, que será mais um momento de alto nível cultural, o mesmo resume-se assim:

“Disponibilizámo-nos a simplesmente estar, sem grandes perguntas, nem invasões, a ouvir mesmo sem entender, a procurar olhar para lá do que se vê. Observámos aquele universo, muito particular, sabendo que eventualmente um dia faremos parte do mesmo, se o corpo resistir.

Vivemos numa tensão entre a permanência e a transitoriedade na vida e uma total impotência face à nossa condição de finitude.

Testemunhámos de perto as rotinas de idosos institucionalizados.

Construímos, com o artista polaco Lukasz Trzcinski, marionetas que são réplicas do rosto dos intérpretes, mas envelhecidos. O conflito explorado na criação, começa na própria projecção do actor num corpo com cerca de 80 anos.

Esta criação reflecte sobre a nossa relação com a dimensão temporal, colocando em conflito o frenesim do homem contemporâneo e a imediatez de tudo, com o tempo do idoso e a sua necessidade de hábitos que, incorporados à vida, se tornam poesia do quotidiano, parecendo estabelecer uma relação continuada e duradoura com o mundo.”

Criação e Direcção Julieta Aurora Santos

Interpretação Luís João Mosteias, Sérgio Vieira

Banda Sonora Tiago Inuit

Vídeo Carlotta Premazzi

Marionetas Lukasz Trzcinski

Cenografia Luís Santos, Carlos Campos

Figurinos Sandra Santos, Adriana Freitas

Direcção Financeira e Gestão Sónia Custódio

Produção Executiva Miguel Marques Silva

Promoção e Grafismo Frederico Salvador

Maiores de 10 anos.

Bilhetes à venda (4,00€) e mais informações no Teatro Diogo Bernardes, pelo telefone 258 900 414 ou pelo email teatrodb@cm-pontedelima.pt.