Ponte de Lima é o município com melhor sustentabilidade financeira do país

Autarquia
08 Maio 2019

O Rating Municipal Português (RMP) apresentado ontem, dia 7 de maio, pela Ordem dos Economistas e reportado ao ano de 2018 é, de acordo com aquela instituição, o único modelo integrado de avaliação da sustentabilidade dos municípios portugueses.

De acordo com a Ordem dos Economistas, esta avaliação integra 4 dimensões de análise – a governação municipal, o serviço aos cidadãos, o desenvolvimento económico e social e a sustentabilidade financeira, proporcionando aos municípios e cidadãos uma matriz estratégica de intervenção e, aos decisores públicos, implicações políticas de cooperação estratégica, numa lógica supramunicipal. O modelo é participativo e contou, na definição dos indicadores e respetivos ponderadores, com a participação ativa de académicos internacionais e, em Portugal, do Tribunal de Contas, da DGAL – Direção Geral das Autarquias Locais, da IGF – Inspeção Geral de Finanças, da ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses, do TIAC – Transparência e Integridade, Associação Cívica, entre outras entidades e individualidades do sector.

Relativamente à Sustentabilidade Financeira, Ponte de Lima é o município mais sustentável do país (2018), ocupando a primeira posição do ranking, seguido do Porto e de Fafe.

Já no que diz respeito ao Ranking Geral que agrega as 4 dimensões referidas, Ponte de Lima é o município mais sustentável da região do Minho, ocupando o 7.º lugar a nível nacional.

Estes são elementos que, não se esgotando neles próprios e em paralelo com outros indicadores e metas alcançadas, ajudam o Município a avaliar os resultados da sua atuação. Tendo Ponte de Lima registado uma evolução positiva em termos socioeconómicos nos últimos anos, poder-se-á afirmar, com convicção, que a estratégia de desenvolvimento preconizada para o concelho pode e deverá ser continuada.