Município de Ponte de Lima acolheu Encontro das Associações de Amigos do Caminho de Santiago

12 Abril 2019

Potenciar e divulgar os Caminhos de Santiago em Portugal foi o mote para o Encontro entre o Conselheiro de Cultura e Turismo da Galiza e as Associações de Amigos do Caminho de Santiago em Portugal, que aconteceu em Ponte de Lima, no passado dia 6 de abril.

Román Rodríguez, Conselheiro de Cultura e Turismo da Junta da Galiza, que se fez acompanhar pela Comissária do Xacobeo 21, Cecilia Pereira, reconheceu “o trabalho de galegos e portugueses no sentido de reunirem esforços e promoverem em conjunto a salvaguarda da Rota Xacobea.

O Titular da pasta da Cultura e Turismo da Junta da Galiza destacou o potencial do Caminho Português, considerado “o segundo mais procurado pelos peregrinos, e de acordo com as estatísticas registou durante o ano transato cerca de 70 000 peregrinos”.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, enalteceu o trabalho profícuo no sentido de alavancar a Rota Xacobea, e mostrou-se disponível tal como o Conselheiro de Cultura e Turismo da Galiza, em desenvolverem estratégias conjuntas para aumentar a sustentabilidade e o desenvolvimento do Caminho Português de Santiago.

Ao longo do encontro foi ainda mencionado o trabalho das Associações dos Amigos do Caminho de Santiago, como promotores vitais dos valores universais da Rota Xacobea, assinalando que caminhamos em comum para o grande ano Xacobeo 2021.