Geminação Limiana reforça “ponte” entre Ponte de Lima e Vandoeuvre em França

Sociedade
10 Abril 2019

Na sequência do acordo de geminação entre o Município de Ponte de Lima e a autarquia de Vandoeuvre, esta última esteve de visita à vila mais antiga de Portugal.

Entre os dias 3 e 5 de abril, a comitiva liderada pelo presidente da cidade Francesa, teve a oportunidade de descobrir alguns pontos do concelho, assim como iniciativas sociais e ambientais existentes neste território.

O estreitamento de laços teve como protagonistas Stéphane Hablot, Presidente da Câmara Vandoeuvre; Jean-Pierre Becker, Adjunto da Cultura e Auxiliar de Relações Internacionais; Charly Culli, Presidente da Associação de Geminações; Anthony Pate, Responsável pelas Relações Internacionais; Elisabeth Halter, Secretária de l'AEIM (Adultos e Crianças Mentalmente Inadaptadas); Jean-François Simette, Membro ativo da l'AEIM e António Fernandes, Presidente da Geminação Vandoeuvre/Ponte-de-Lima.

A visita de três dias foi encarada pelo grupo, como uma oportunidade de conhecer a política de âmbito social e ambiental que o Município de Ponte de Lima implementa.

A visita que visa o coordenar de esforços, teve início com a receção da comitiva no Salão Nobre dos Paços do Concelho, seguida de uma ida ao Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde, ao Centro de Interpretação da História Militar, ao Museu dos Terceiros e ao Centro Histórico de Ponte de Lima.

Destaque para os pontos centrais do encontro: à Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro D'Arcos, Quinta Pedagógica de Pentieiros; as visitas à Unidade de Autismo da Escola da Correlhã, e às Instalações da Associação dos Amigos da Pessoa Especial Limiana.

Nas palavras do Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, a autarquia limiana “aposta numa estratégia municipal de um projeto de caráter social, no sentido de proteger as camadas mais vulneráveis da sociedade”.

No rescaldo da visita, o Executivo Municipal considera como matéria fulcral a questão da responsabilidade social, procurando com a presente geminação abordar e incrementar a partilha de perspetivas de futuro, de forma a contribuir para a sustentabilidade e progresso no campo inclusivo.