Fim-de-semana Gastronómico da Lampreia em Ponte de Lima | 5, 6 e 7 de abril

03 Abril 2019

Considerando que Ponte de Lima é um dos maiores polos do turismo gastronómico, em plano mês da Lampreia, o Município realiza o Fim-de-semana Gastronómico da Lampreia, no próximo fim-de-semana, 5 a 7 de abril.

A Lampreia do Rio Lima é muito apreciada pelos moradores, visitantes e turistas. Contam-nos os registos históricos que “nos tempos de Inverno, outrora afincadamente no jejum da Quaresma, sustento de famílias e tradição à mesa, é um recurso pesqueiro multisecular no Alto Minho”. Disponível desde o início de cada ano até ao final da primavera, este apreciado petisco pode ser cozinhado de diversas formas, com destaque para o Arroz de Lampreia e para a Lampreia à Bordalesa.

Confecionada na sua forma tradicional, a lampreia consta dos cardápios dos restaurantes do concelho, reavivando gostos e aromas de uma receita tipicamente portuguesa, pelo que não deve perder a oportunidade única de apreciar no local de origem – Ponte de Lima.

Integrado no projeto “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta”, no Fim-de-semana Gastronómico da Lampreia, haverá um leque de restaurantes do concelho que irão proporcionar aos visitantes momentos únicos e inolvidáveis, através desta iguaria.

Promover uma maior atratividade e visibilidade para o concelho e para a região é a principal missão do “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta” que mantém a aposta no turismo gastronómico em “Época Baixa” projeto que o Municipio de Ponte de Lima dinamiza até maio.

Com este fim-de-semana gastronómico procura-se promover o consumo de uma iguaria gastronómica nas variadíssimas formas de se se degustar, cativando também a visitar a nossa região.

A animação será uma constante ao longo de todo o fim-de-semana, com os sons alegres dos grupos de música popular do concelho:

Dia 5 de abril – 19h00 – Grupo de Bombos os Carapuças de Stª Cruz do Lima;

Dia 6 de abril – 11h00 – Rusga de Beiral do Lima;

19h00 – Diogo Penha;

Dia 7 de abril – 14h30 – Grupo de Bombos e Gaitas de Fole de S. Tiago Maior de Poiares.

Em simultâneo em diversos locais da Vila não faltarão outros momentos de animação, nomeadamente com a:

Fanfarra BFC Street Band - Sábado à tarde – 11h às 17h00

Homem em Levitação | Sábado à tarde – 14h00 às 18h30 - um animador que fica em levitação durante horas e deixa todos aqueles que passam surpreendidos e intrigados. Uma animação estática mas que não passa despercebida.

Pescadores de Lampreia | Sábado à tarde – 14h00 às 18h30 - Dupla de animadores que percorre o certame com as suas incríveis história de pesca. Fazem-se acompanhar de vários instrumentos de pesca que usam para divertirem os visitantes.

Dupla de Andas Temáticas | Domingo de manhã – 10h às 13h30 - dois animadores fantasiados segundo o tema, que percorrem a Vila nas suas andas, uma animação que não passa despercebida.

Dupla de Pescadores Saltitantes | Domingo de manhã – 10h às 13h30 - dois animadores fantasiados de pescadores de lampreia, usam jumpers para se movimentarem, são muito enérgicos e dão grandes saltos.

Consulte: