Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Igreja dos Terceiros recebe Perhaps Only as a Memory de Frederico Dinis

Cultura
Cartaz perhaps only as a memory 1 1024 800
20 Março 2019

A Igreja dos Terceiros será o cenário, no próximo dia 30 de março, por volta das 18h00, da apresentação do projeto de Frederico Dinis, Perhaps Only as a Memory. Este trabalho surge no seguimento do desenvolvimento do trabalho artístico do autor, que se enquadra na área da performance sonora e pretende explorar a natureza diversa do som e sua relação com o espaço, na recriação de sensações e emoções.

Frederico Dinis, doutorando em Estudos Artísticos, membro do Grupo de Investigação “Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais” e do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra, reflete sobre a importância dos contextos locais (site-specific) e do sentido de lugar (sense of place), tendo como ponto de partida a interação com os espaços e a apropriação de memórias e de discursos.

Para as apresentações públicas do seu trabalho, Frederico Dinis joga com espaços diferentes, inusitados, onde o público possa usufruir de uma experiência simples, honesta e, principalmente, pessoal. Tem percorrido diversos espaços singulares, de norte a sul de Portugal, como museus e monumentos históricos, que aliam a riqueza patrimonial, a experiência estética e a memória.

No próximo dia 30 de março, Ponte de Lima terá a oportunidade de assistir a esta combinação de experiências sonoras e visuais. Será na igreja barroca da Ordem Terceira de S. Francisco (Museu dos Terceiros).

“Hoje, as memórias do tempo que deixamos de esquecer levam-nos por caminhos nunca antes percorridos.
Talvez tudo passe com o propósito de nos fazer esquecer o tempo que não nos traz memórias.
Somente no caminho do tempo, que nunca existiu, controlamos as memórias que não queremos esquecer.
Porque afinal as memórias que o tempo nos traz acontecem no caminho que queremos percorrer.”