Obra inédita de António Feijó em Livro: “Os Carecas de Ponte de Lima” é apresentado a 4 de março

04 Março 2019

Tem 112 páginas, e começou a ser escrito há 139 anos pela mão de António Feijó. Surgiu como uma espécie de passatempo e brincadeira, e agora afirma-se enquanto património cultural imaterial.

“Os Carecas de Ponte de Lima” é o tema do livro a ser apresentado por ocasião da comemoração dos 894 anos da Concessão do Foral à Vila de Ponte de Lima, no próximo dia 4 de Março, em Sessão Solene, pelas 18h30, no Auditório Municipal. A revisitação e a nota introdutória da história inventada por António Feijó, em 1880, estará a cargo do Eng.º João Abreu Lima.

Quase um século e meio volvido, a narrativa que permanece bem presente na memória dos limianos, é popularmente conhecida como “o mistério da estrada de Ponte de Lima” ou a “história dos carecas de Faldejães”, como também foi batizada.

“A invenção de uma misteriosa quadrilha de carecas a perpetrar um crime numa estrada dos arredores de Ponte de Lima, depressa adquiriu contornos de realidade, pondo em alvoroço os nossos conterrâneos de então, criando um caso que teve os seus ecos na imprensa nortenha. O próprio Feijó confessava que a certa altura, ele próprio, que forjara a história, chegara a ter hesitações sobre a veracidade do caso”, explica o Presidente da Câmara Municipal, Eng. Victor Mendes.

Recorde-se que, integrada nas comemorações do Dia de Ponte de Lima, a apresentação do livro pospor-se-á à deposição de uma Coroa de Flores na Estátua da Rainha D. Teresa, no referido local, pelas 16h30, e à Inauguração da Exposição “Caminhos: O Caminho [de S. Tiago] em tempo de Camélias”, pelas 15h30 na Torre da Cadeia Velha.

A comemoração da efeméride, terá como convidado de honra Sua Excelência o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Dr. João Paulo Rebelo, que acompanhará o Executivo Municipal ao longo da tarde.