Fim-de-Semana Gastronómico do Bacalhau de Cebolada, de 1 a 3 de março, em Ponte de Lima

26 Fevereiro 2019

Sendo Ponte de Lima uma terra de saberes e de sabores, e um dos maiores polos do turismo gastronómico, vai realizar, entre os dias 1 a 3 de março, o Fim-de-semana Gastronómico do Bacalhau de Cebolada.

O evento dedicado ao bacalhau convida a degustar este prato típico, confecionado de “mil e uma maneiras”, e que outrora era muito comum nas feiras quinzenais como iguaria, preservando-se até hoje essa rica tradição gastronómica que alimenta os que aqui vêm feirar.

O Fim-de-semana Gastronómico do Bacalhau de Cebolada realiza-se nos restaurantes do concelho, que, através desta iguaria que é um prato emblemático da região, vão proporcionar aos visitantes uma experiência única, inesquecível e de deixar água na boca. O evento reedita a tradição e reforça a cultura gastronómica de Ponte de Lima, através do prato reinante na vida dos limianos.

Em simultâneo o Municipio apresenta um programa cultural, com animação de rua, nomeadamente com Estátuas Vivas; Dupla de Andas que andará pelas ruas com roupa de pescadores; Magia de rua temática, no qual o mágico percorrerá as ruas fazendo magia e alguns truques com a temática do Bacalhau; e ainda o Bacalhau TV - dois jornalistas vestidos de marinheiros que fazem reportagens e diretos, interagindo com a população sobre a temática do fim-de-semana do Bacalhau de Cebolada.

A animação q.b. num fim-de-semana que conta com os grupos de música popular do concelho a temperarem o bacalhau com os sons alegres da tradição minhota, com o Encontro Concelhio de Bombos, no domingo, às 10 horas e durante a tarde, a partir das 15 horas realiza-se o tradicional Desfile da Tradição com todos os Grupos Folclóricos do Concelho.

FDS_Gastronomicos_bacalhau_folheto-01__Large_
FDS_Gastronomicos_bacalhau_folheto-02__Large_