Abastecimento de Água ao Concelho – freguesia Refoios do Lima (Vacariça)

Autarquia
07 Fevereiro 2019

O Executivo Municipal de Ponte de Lima visitou as obras de abastecimento de água efetuadas zona alta da freguesia de Refoios.

Esta obra permitiu aumentar a rede de distribuição de água na freguesia, nomeadamente num dos locais mais altos, no lugar da Vacariça, com inclusão dos lugares de Lapa, S. Mamede e Bemposta, numa extensão de 4.800 metros.

A origem de água para este sistema é feita a partir de dois furos, um no lugar da Vacariça e outro no lugar de S. Mamede, com dois novos reservatórios (R1e R2) um em cada lugar referido, construídos junto aos furos respetivos. Este aumento de rede possibilitou o fornecimento de água potável a 142 habitações.

Esta intervenção teve um custo total de 197.831,00 € (Cento e oitenta e sete mil oitocentos e trinta e um euros) com I.V.A. incluído, cofinanciada no âmbito do Portugal 2020, pelo Programa Operacional POSEUR.

No final da visita o Presidente da Câmara Municipal Eng.º Victor Mendes, demonstrou satisfação pela concretização da obra, sendo este “um compromisso que tínhamos assumido com a junta de freguesia e com a população (…) ficamos praticamente com o abastecimento de água ao domicílio coberta a 100%, no nosso concelho”.

Neste contexto, o autarca referiu que no âmbito da política de desenvolvimento sustentável do concelho, vai apresentar uma candidatura para a construção da ampliação da rede de saneamento. Esta fase terá um custo de 3.500.000,00€. É “um investimento no âmbito de uma candidatura que irá ser apresentada pela nova empresa das águas do Alto Minho, dentro daquilo que é o compromisso e o envelope financeiro que foi protocolado com essa empresa”, disse o Eng.º Victor Mendes. Esta candidatura irá permitir a ampliação da rede de saneamento no concelho de Ponte de Lima, e prevê-se que seja aprovada ainda este semestre. Será feita ainda uma segunda candidatura, com o custo de cerca de quatro milhões de euros, para proceder a uma outra fase da ampliação da rede de saneamento. Para além destas candidaturas, será realizada outra para a renovação da rede de abastecimento de água de um valor aproximado de 2.2 milhões de euros.